5 dicas para fazer uma boa gestão de tempo no seu home office

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Trabalhar de casa, o famoso home office, parece extremamente simples e é a meta de muitas pessoas. Mas se engana quem pensa que só existem comodidades nesse sistema.

Organizar as pendências, estabelecer metas e gerenciar o próprio tempo podem exigir mais empenho quando feitos remotamente.

No caso de um call center então, o trabalho deve ser muito mais minucioso e receber uma atenção especial, já que o foco é o contato com clientes durante todo o período de atividade.

Para que os atendimentos feitos de casa funcionem de forma impecável, separamos algumas dicas importantes.

Vamos lá?

O que devo saber para que o meu home office funcione?

Para gerenciar seu tempo da melhor forma possível e manter a eficiência de um call center, mesmo no conforto de casa, é preciso atenção em alguns pontos:

  1. Organização

Podemos dizer que essa é a peça principal do trabalho de call center em home office.

É extremamente importante haver um alinhamento entre gestores e funcionários, assim é possível manter a qualidade nos atendimentos.

No caso dos atendentes, é preciso manter o foco e não relaxar no atendimento. Lembre-se que as suas métricas podem ser afetadas caso você não siga as normas.

Para os gestores, é importante acompanhar tanto os operadores quanto os clientes e garantir que todo o processo seja desenvolvido dentro das normas e cultura da empresa. Nesse caso, não deixe de acompanhar:

– Gravação de ligações;

– Transcrição das conversas por chat;

– Métricas dos atendentes;

– Relatórios de entrada e saída do sistema.

  1. Esteja tecnicamente impecável

Esse item pode fazer toda a diferença para que não haja, principalmente, desperdício de tempo.

Antes de iniciar o home office, tenha certeza de que todas as ferramentas necessárias estão em mãos e prontas para uso. Lembre-se que, no caso do home office, os equipamentos são fundamentais para a qualidade do serviço prestado.

Por isso, garanta que seu computador esteja em boas condições e com uma boa conexão com a internet. Teste seu headset para não ter surpresas desagradáveis durante os atendimentos. E principalmente, selecione um ponto isolado e com poucos ruídos.

Cada interrupção feita por detalhes como esses, que poderiam ser verificados com antecedência, pode custar um tempo considerável de trabalho diário. Então fique de olho!

  1. Monitore o tempo

No caso dos gestores, é possível monitorar a entrada e saída do sistema por meio de relatórios. Mas também é possível utilizar canais online, chats ou alguma plataforma que permita a comunicação rápida e direta com os colaboradores.

Para os atendentes, é preciso ficar atento aos momentos de pausa. Siga à risca o tempo combinado com seu gestor e evite se distrair com coisas que não envolvem o trabalho prestado. Assim como falamos anteriormente, suas métricas podem ser seu diferencial para seguir na empresa.

  1. Nuvem

Uma boa opção para realizar a gestão de tempo do seu home office é optar por uma nuvem. Com essa ferramenta, é possível centralizar todas as informações dos atendimentos, inclusive por chat.

Geralmente, as nuvens também oferecem sinalizações na própria tela, quando é preciso avisar algo ao colaborador. Então, considere aderir a um sistema como esse.

Um conselho final

Fazer o gerenciamento de tempo de call center pode ser realmente um desafio. Mas quando falamos em realizar esse gerenciamento em home office, tudo parece mais complicado, não é mesmo? Mas, seguindo as dicas anteriores, é possível realizar essa tarefa com sucesso.

O principal conselho, nesse caso, é: foque na comunicação.

Não perca tempo demais com questões que podem ser resolvidas rapidamente. Lembre-se que uma boa gestão do seu tempo faz toda a diferença nos atendimentos.

Use todas as ferramentas disponíveis para resolver eventuais problemas. Ligue, utilize chat, peça informações remotamente, tire dúvidas. Não deixe que a falta de comunicação afete o seu trabalho no home office.

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