Como gerenciar uma equipe de call center no home office

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A crise de saúde pública causada pelo coronavírus tem obrigado muitas empresas a mudarem a sua rotina de trabalho. Desta forma, o trabalho físico nas empresas tem sido trocado pelo home office. Neste artigo vamos dar algumas dicas para gerenciar sua equipe de call center no trabalho remoto.

Muitos gestores se veem numa situação de insegurança e despreparo, principalmente pela falta de experiência com comando de equipes no home office. Mas fique tranquilo! Acompanhe neste artigo, como organizar o trabalho do seu call center para que os colaboradores mantenham a produtividade e continuem com bastante energia!

Aconselhe os colaboradores sobre a nova rotina

Da mesma forma que muitos gestores nunca experimentaram essa rotina de trabalho home office, os colaboradores do seu call center provavelmente nunca vivenciaram esse tipo de experiência.

Por isso, cabe ao gestor orientar sobre a nova rotina de trabalho e aconselhar sobre boas práticas no home office. O foco é fazer com que o colaborador entenda que mesmo em casa, ele terá obrigações e prazos a cumprir.

Estabeleça as regras de trabalho

Após explicar como vai funcionar o home office, é importante que você estabeleça algumas regras de trabalho como:

  • Horários e dias de trabalho;
  • Intervalos;
  • Ferramentas para o trabalho;
  • Plataformas de comunicação;
  • Uso de redes sociais;
  • Prazos para cumprimento das tarefas;
  • Entre outros.

Estabelecendo as regras, os colaboradores terão um guia para executar suas tarefas durante o home office. Além disso, fique à disposição para esclarecer dúvidas e explicar qual é a expectativas da empresa com desempenho de cada colaborador neste período de home office.

Trace metas diárias e mensure os resultados de cada colaborador

O trabalho home office exige uma boa organização dos colaboradores e dos gestores de call center. Por isso, é importante estabelecer as metas que a empresa deseja alcançar e fazer acompanhamento diário da produtividade de cada colaborador.

Um colaborador que é excelente profissional no ambiente empresarial pode ficar mais relaxado no trabalho home office. Mas isso você saberá fazendo a mensuração dos resultados de cada colaborador.

Por isso, tenha uma boa organização das tarefas e acompanhe diariamente o desempenho de cada um. Se sentir que houve queda na produtividade, chame o colaborador para um chat particular e procure saber quais as dificuldades ele está encontrando.

Neste momento, vale muito mais a pena dialogar sobre as dificuldades e tentar ajudá-lo de alguma forma, do que dispensar um colaborador que já entende a rotina da empresa.

Faça reuniões virtuais de feedback

Estabeleça um horário para promover reuniões virtuais com sua equipe de call center. Como o gestor fica sempre até mais tarde para finalizar relatórios, um horário adequado para reuniões seria logo pela manhã antes do início dos trabalhos, pois daria tempo para repassar os resultados do dia anterior e ainda falar da expectativa para do dia atual.

Essas reuniões são fundamentais para que os colaboradores tenham feedback sobre seu trabalho home office e para que eles saibam que os gestores estão atentos ao desempenho de cada um.

Tente fazer das reuniões algo produtivo, com informações pertinentes, para manter um bom trabalho e a motivação dos colaboradores no trabalho remoto.

Ofereça incentivos aos mais engajados

E por falar em motivação, seria interessante o gestor criar métodos de incentivo para os colaboradores mais produtivos e engajados. Você pode planejar uma comissão por vendas ou acordos fechados, implantar a gamificação, entre muitas outras opções de manter a motivação dos colaboradores.

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