Como montar um script de vendas para um call center

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O Contact Center é um dos setores que as empresas devem prestar bastante atenção. Muitas vezes é subestimado pelos gestores e pode acabar se tornando uma pedra no sapato para o crescimento do negócio.

Por mais estranho que pareça, é preciso ter um roteiro para se falar ao telefone e neste artigo curtinho, queremos te dar dicas de como montar um script de vendas para um call center, garantindo que ele se tornará um ponto crucial da sua marca. Confira!

  1. Conheça a pessoa com que está falando

Esse é o passo mais importante de todos. Ele antecede a ligação em si.

A primeira etapa que deve constar no script é a pesquisa de cliente. Se você for ligar ativamente para uma lista de contato, é essencial que ligue para a pessoa certa. Não pode haver brechas e ligar para determinado cliente quando na verdade outra pessoa está na linha.

Logo, confirme as informações.

“Bom dia. Aqui é Ana Caroline da Empresa X. Posso falar com Camilo Andrade? ”

Seja direto! Seja assertivo! Você pode estar perdendo uma grande oportunidade se chamar uma pessoa pelo nome errado. Além do mais, é preciso saber se está falando com secretário, presidente ou até mesmo a governanta do prédio antes de tentar vender o seu produto.

  1. Se apresente rapidamente

Infelizmente, o cliente normalmente não tem muito tempo para conversar ao telefone, então seja o mais breve possível.

Todo mundo já recebeu uma ligação em que a primeira pergunta do atendente é: “Com quem estou falando? ”

Isso é grosseiro!

Você ligou, então você deve se apresentar em uma só frase com a seguinte fórmula:

Cumprimento + Nome completo + Nome da empresa.

A pessoa precisa saber com quem está falando para te dar uma chance.

  1. Resolva um problema em quinze segundos

Seguindo a dica anterior, após a pessoa ter cumprimentado de volta, você tem quinze segundos para convencer o porquê ela precisa te ouvir. Demore mais que isso, e as chances de fechar uma venda caem drasticamente.

Elabore uma sentença curta que resume tudo que será dito na ligação.

“Sr. Camilo. Estive observando que o senhor é assinante do nosso pacote básico mais alguns canais extras. Tenho uma oferta exclusiva de upgrade que contempla todas as suas necessidades e possui um adicional. Gostaria de conhecer? ”

Esse exemplo serve para que você compreenda o quão necessário é conhecer o seu negócio. Para criar uma sentença eficiente você precisa:

  • Conhecer os objetivos da empresa;
  • Ter total ciência sobre os produtos e serviços vendidos;
  • Conhecer o seu público-alvo;
  • Saber quais problemas eles precisam que sejam resolvidos
  1. Qualifique o seu cliente

Após esse contato, você terá dois caminhos a seguir. Ou o cliente irá recusar e desligar o telefone ou aceitar. Caso aceite, não é suficiente continuar a venda. Você precisa convencê-lo que entende do que está falando e quer ajudá-lo ainda mais.

Claro. Não ofereça um produto novo a cada vez que receber um sim, mas o guie entre as diversas opções que o seu negócio oferece.

  1. Finalize a venda

Venda fechada e contrato assinado. O trabalho não acaba aí.

Agora, você precisa criar um cronograma de contato. Mantenha o seu cliente ciente de que ele é especial para a empresa. No dia seguinte, pergunte se ele está satisfeito. Na outra semana, repita a ligação. Após um mês, busque entender se ele possui quaisquer dúvidas. Em seguida, é hora de fechar um novo negócio.

Elaborar um script de vendas para um call center não precisa ser um bicho de sete cabeças. Lembre-se sempre: cordialidade e conhecimento profundo sobre o que está sendo vendido são as chaves para o sucesso.

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