Como montar uma equipe de suporte ao cliente?

3 minutos para ler

Para quem deseja gerar ainda mais competitividade no mercado, sabe que o investimento em suporte em uma empresa é crucial para garantir ainda mais qualidade nos serviços prestados. Afinal, nossa relação com o cliente não acaba no momento da compra: ela está apenas começando. Por esse motivo, manter um setor de suporte é fundamental para solucionar as principais demandas de seus clientes.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba como montar contact center de suporte ao cliente de forma eficiente.

1. Estabeleça as principais funções de suporte

Antes da sua empresa adentrar aos principais fundamentos para a criação de uma excelente equipe de suporte ao cliente, é necessário pensar em suas respectivas funções. Isso porque nem todas as unidades de call center oferecem o mesmo objetivo, e logo, os principais objetivos da sua empresa definirão os papéis dos colaboradores do setor de suporte.

Para facilitar esse processo, pode ser interessante elaborar algumas perguntas específicas, por exemplo:

• Quem será o responsável para lidar com demandas mais técnicas?

• Qual será a principal função do setor de suporte?

• O setor de suporte também lidará com problemas relacionados às vendas?

• Esse setor também fará consultas financeiras?

Com base nessas perguntas, fica mais fácil criar um contact center de forma mais enxuta e, principalmente, direcionando os colaboradores que farão o suporte para ações mais específicas e direcionadas.

2. Realize a contratação de colaboradores experientes nesse setor

Em geral, um setor de suporte ao cliente costuma demandar bastante mão de obra, e muitas vezes, de forma ainda mais qualitativa do que qualquer outro setor.

Isso porque não é qualquer colaborador que oferece habilidades e competências necessárias para conversar com clientes através dos canais comunicativos, e efetivamente resolver as demandas dos mesmos. Por esse motivo, já no processo seletivo, atente-se às hard skills e soft skills dos candidatos, a fim de contratarem os profissionais certos para as atividades de suporte.

3. Crie um script para lidar com as demandas

Não menos importante do que os itens citados acima, é perceber a importância de criar uma estrutura sólida e estratégica para solucionar as demandas de forma ainda mais prática e rápida. Um exemplo a citar são perguntas mais frequentes, que tendem a possuir respostas mais diretas e homogêneas.

A ideia não é robotizar o atendimento, pois uma experiência humanizada torna o cliente muito mais satisfeito na ligação, melhorando a qualidade da empresa. A ideia por trás disso é ser mais prático, rápido e profissional nas conversações e fraseologias.

4. Não se esqueça de avaliar o desempenho de serviço ao seu cliente

Um bom setor de suporte ao cliente entende a importância de medir o desempenho dos serviços prestados. Por meio da coleta desses dados, é possível averiguar o que precisa ser melhorado, implementado e quais atividades podem ser retiradas do processo de atendimento. Ou seja, avaliar o desempenho da equipe nada mais é do que uma forma de otimizar ainda mais os serviços de suporte.

Gostou das dicas? Agora que você já conhece as melhores práticas para montar um time de suporte de sucesso em sua empresa, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Visite nosso blog e confira outras dicas exclusivas para seu contact center.

Gostou do artigo? Para mais dicas de Televendas, atendimento, gestão de call center/televendas ou CURSOS Clique no link abaixo:
https://linktr.ee/reynaldo.garcia/

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação