Como reduzir o turnover em um call center? Aprenda com 6 dicas

4 minutos para ler

Se você é gestor de call center sabe como é comum contratar e desligar colaboradores em um curto espaço de tempo. A alta taxa de turnover é uma realidade nessa aérea, tornando a retenção de talentos um desafio de todo líder de atendimento.

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Não sabe de que forma criar uma boa estratégia para motivar a equipe e como reduzir o turnover? Não se preocupe, nesse artigo, vamos te mostrar 6 dicas para solucionar esse problema. Continue a leitura!

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Por que o call center possui um turnover tão alto?

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Apesar de ser um dos setores mais importantes de uma empresa, todos sabemos que trata-se de um ambiente de trabalho que possui muitos desafios. A pressão para o alcance de metas e o estresse dos clientes  são alguns motivos que dificultam a permanência nas empresas.

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O consultor de Recursos Humanos, Roberto Madruga, apontou em seu livro “Gestão Moderna de Call Center” os 10 motivos mais comuns que fazem as pessoas deixarem o call center. Confira:

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    Expectativa incorreta de trabalho;

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    Falta de poder para resolver situações com clientes;

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    Baixo investimento em treinamento;

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    Falta de estratégia de retenção e incentivo de talentos;

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    Baixo envolvimento da alta gestão;

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    Monitoramento de resultados injusto;

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    Supervisores mal preparados;

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    Salário e benefícios incompatíveis;

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    Oportunidades melhores em outro lugar;

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    Escala pouco flexível.

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Identificou algumas dessas situações em sua empresa? Se sim, veja agora 6 dicas que podem ajudar a reduzir a taxa de turnover:

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1 – Dê feedbacks

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É fundamental ter uma boa frequência de feedbacks, destacando os pontos positivos do seu colaborador. É muito cansativo ouvir diariamente reclamações e, muitas vezes, grosserias dos clientes, isso pode até mesmo abalar a autoestima do atendente. Ofereça palavras de apoio, sem esquecer, é claro, de apontar também os pontos a melhorar.

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2 – Crie campanhas motivacionais

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Oferecer premiações em dinheiro, vouchers ou até mesmo folgas é uma ótima forma de motivar sua equipe. Crie uma campanha, estipule uma meta a ser alcançada e ofereça os prêmios de acordo com o perfil dos colaboradores. Mantenha todos sempre atualizados dos resultados, para que a motivação não se perca ao longo do tempo. Com certeza, é um investimento que trará muito retorno.

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3 – Faça pesquisas de clima organizacional

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Para entender quais são as angústias da sua equipe, é importante realizar pesquisas de clima. São os resultados que vão apontar onde a gestão está errando ou acertando. Aproveite para pedir sugestões de melhorias, reúna todas essas informações e estude com seus superiores, para que possam achar a melhor forma de aplicar as melhorias.

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4 – Estimule a interação e troca de ideias

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O clima entre a própria equipe também pode influenciar na motivação dos colaboradores. Para estimular o entrosamento, promova regularmente cafés da manhã ou reuniões em que todos possam compartilhar suas ideias e opiniões sobre o dia a dia de trabalho. Aproveite para esclarecer dúvidas e passar recados. Uma equipe unida faz muita diferença na conquista dos resultados.

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5 – Invista em treinamentos

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Para trabalhar de forma segura e tranquila, o atendente precisa ser bem treinado. Por isso, realize sempre que possível treinamentos e reciclagens, para que as informações não se percam no dia a dia e toda a equipe esteja alinhada com os processos.

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6 – Forme líderes

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É importante mostrar aos colaboradores que eles podem evoluir na empresa, conquistando cargos melhores. Mesmo que não exista um plano de carreira definido, mostre-se prestativo e interessado em repassar seu conhecimento. Aprender coisas novas (que fogem da rotina da PA) pode ser um grande estímulo para sua equipe.

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Manter a produtividade, motivação e um bom ambiente de trabalho em um call center é um desafio para todo gestor. Nesse post, você conferiu como reduzir o turnover e reter os talentos da sua equipe. Comece o quanto antes a promover essas ações e conquiste bons resultados!

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4 thoughts on “Como reduzir o turnover em um call center? Aprenda com 6 dicas

  1. Reynaldo é um expert no assunto. Está sempre disposto a novos desafios.\r\nSou fã dele.\r\nAbs\r\nCeci

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