Se você é gestor de call center sabe como é comum contratar e desligar colaboradores em um curto espaço de tempo. A alta taxa de turnover é uma realidade nessa aérea, tornando a retenção de talentos um desafio de todo líder de atendimento.
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Não sabe de que forma criar uma boa estratégia para motivar a equipe e como reduzir o turnover? Não se preocupe, nesse artigo, vamos te mostrar 6 dicas para solucionar esse problema. Continue a leitura!
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Por que o call center possui um turnover tão alto?
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Apesar de ser um dos setores mais importantes de uma empresa, todos sabemos que trata-se de um ambiente de trabalho que possui muitos desafios. A pressão para o alcance de metas e o estresse dos clientes são alguns motivos que dificultam a permanência nas empresas.
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O consultor de Recursos Humanos, Roberto Madruga, apontou em seu livro “Gestão Moderna de Call Center” os 10 motivos mais comuns que fazem as pessoas deixarem o call center. Confira:
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Expectativa incorreta de trabalho;
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Falta de poder para resolver situações com clientes;
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Baixo investimento em treinamento;
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Falta de estratégia de retenção e incentivo de talentos;
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Baixo envolvimento da alta gestão;
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Monitoramento de resultados injusto;
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Supervisores mal preparados;
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Salário e benefícios incompatíveis;
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Oportunidades melhores em outro lugar;
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Escala pouco flexível.
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Identificou algumas dessas situações em sua empresa? Se sim, veja agora 6 dicas que podem ajudar a reduzir a taxa de turnover:
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1 – Dê feedbacks
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É fundamental ter uma boa frequência de feedbacks, destacando os pontos positivos do seu colaborador. É muito cansativo ouvir diariamente reclamações e, muitas vezes, grosserias dos clientes, isso pode até mesmo abalar a autoestima do atendente. Ofereça palavras de apoio, sem esquecer, é claro, de apontar também os pontos a melhorar.
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2 – Crie campanhas motivacionais
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Oferecer premiações em dinheiro, vouchers ou até mesmo folgas é uma ótima forma de motivar sua equipe. Crie uma campanha, estipule uma meta a ser alcançada e ofereça os prêmios de acordo com o perfil dos colaboradores. Mantenha todos sempre atualizados dos resultados, para que a motivação não se perca ao longo do tempo. Com certeza, é um investimento que trará muito retorno.
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3 – Faça pesquisas de clima organizacional
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Para entender quais são as angústias da sua equipe, é importante realizar pesquisas de clima. São os resultados que vão apontar onde a gestão está errando ou acertando. Aproveite para pedir sugestões de melhorias, reúna todas essas informações e estude com seus superiores, para que possam achar a melhor forma de aplicar as melhorias.
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4 – Estimule a interação e troca de ideias
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O clima entre a própria equipe também pode influenciar na motivação dos colaboradores. Para estimular o entrosamento, promova regularmente cafés da manhã ou reuniões em que todos possam compartilhar suas ideias e opiniões sobre o dia a dia de trabalho. Aproveite para esclarecer dúvidas e passar recados. Uma equipe unida faz muita diferença na conquista dos resultados.
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5 – Invista em treinamentos
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Para trabalhar de forma segura e tranquila, o atendente precisa ser bem treinado. Por isso, realize sempre que possível treinamentos e reciclagens, para que as informações não se percam no dia a dia e toda a equipe esteja alinhada com os processos.
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6 – Forme líderes
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É importante mostrar aos colaboradores que eles podem evoluir na empresa, conquistando cargos melhores. Mesmo que não exista um plano de carreira definido, mostre-se prestativo e interessado em repassar seu conhecimento. Aprender coisas novas (que fogem da rotina da PA) pode ser um grande estímulo para sua equipe.
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Manter a produtividade, motivação e um bom ambiente de trabalho em um call center é um desafio para todo gestor. Nesse post, você conferiu como reduzir o turnover e reter os talentos da sua equipe. Comece o quanto antes a promover essas ações e conquiste bons resultados!
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Assista o Vídeo Aonde eu comento o Artigo Acima
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Reynaldo é um expert no assunto. Está sempre disposto a novos desafios.\r\nSou fã dele.\r\nAbs\r\nCeci
como saber porcetagem tunover em empresa callcenter antes começa trabalha nela?
Olá Cristiano,
obrigado por acompanhar o blog.
Essas informações normalmente as empresas tratam internamente.
Ótimo texto, Reynaldo!