Como um bom atendimento ao cliente pode fidelizar consumidores?

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Para que um atendimento seja considerado bom, precisa superar as expectativas do cliente. Já deve ser tido como óbvio também que educação e clareza na comunicação não sejam itens para causar encantamento, mas sim obrigatórios em qualquer relação comercial.

Então, como entender a diferença do bom atendimento para os demais? E por que é tão fundamental para o sucesso da empresa que o call center continue buscando a excelência no atendimento?

Leia este post e entenda definitivamente porque o bom atendimento ao cliente é uma estratégia comercial para fidelizar consumidores, aumentar as vendas e consolidar a empresa no mercado.

Estratégias para a melhoria do atendimento

Existem diversas estratégias com foco na melhoria do atendimento, e a maior parte delas não envolvem grandes investimentos que inviabilizam o projeto. Algumas delas são:

  • Treinar os membros da equipe para amar o que fazem — isso envolve dois grandes pilares: abordagem técnica de fácil domínio e motivação;

  • Ao dominar as ferramentas e conhecimentos necessários, o atendente atuará de forma muito mais confiante e cada venda será comemorada como uma vitória pessoal;

  • Valorizar e incentivar a capacitação dos atendentes deixará a equipe muito mais preparada e engajada a trabalhar com paixão, o que é muito mais produtivo;

  • Dê autonomia para os atendentes.

Com uma equipe capacitada é possível dar mais autonomia e margem de negociação para os atendentes.

Por consequência, esta estratégia dá mais credibilidade ao atendimento, o que faz com que os clientes entendam que estão lidando com os responsáveis por suas resoluções, e não intermediários ou subordinados de quem realmente manda.

Diversifique os canais de atendimento sem perder a qualidade

Criar canais de atendimento nas redes sociais, no site da empresa e em chats online pode satisfazer um grupo de clientes que não tem o hábito ou preferência de utilizar as centrais de atendimento.

Por outro lado, se não houver um padrão de qualidade respeitado, esta estratégia poderá denegrir a imagem da empresa em relação ao atendimento de seus clientes.

Ou seja, diversificar os canais pode melhorar o atendimento oferecendo novas vias de contato, mas é preciso planejar estas ampliações para não descaracterizar o atendimento como um todo.

Melhore seus processos e ganhe tempo para encantar

Como foi dito, um bom atendimento é feito de processos simples que sejam fáceis de serem mapeados, administrados e também compreendidos.

Tanto a empresa quanto o cliente se beneficiarão de um processo otimizado, pois enquanto o cliente irá conseguir compreender as etapas de atendimento, a empresa diminuirá o tempo de atendimento e, por consequência, seus custos com telefonia.

Focar algumas estratégias no atendimento ao cliente tem uma infinidade de vantagens, e elas podem ser percebidas em efeito cascata. Não só com os clientes que se fidelizam a marca, como com a equipe e o clima organizacional, que se torna mais enriquecedor.

Detalhes que diferem o bom atendimento ao cliente

Os detalhes que diferenciam um bom atendimento dos considerados básicos ou ruins são responsáveis por alavancar a performance da empresa porque:

Fidelizam o cliente

O cliente não se fideliza apenas por ser atendido com educação, mas por ter suas expectativas superadas. Um bom atendimento é feito por meio da atenção dada ao cliente e as informações que ele transmite.

Estas informações permitirão que o atendente antecipe as necessidades do cliente e encante com as soluções mais assertivas, seja na compra de um produto ou resolução de uma demanda.

Ao ser atendido com excelência, um cliente não somente fica com o desejo de repetir a boa experiência de atendimento, como também faz indicações para as pessoas do seu círculo de confiança.

Aumenta o número de conversões

Um bom atendimento é feito essencialmente de processos simples, equipe capacitada e motivada. Esta combinação simples permite que um volume muito maior de clientes seja atendido com qualidade.

Quanto mais satisfeitos eles estiverem, maior será a quantidade de indicações e de retorno para novas compras.

Fidelizando clientes e aumentando o número de conversões, a empresa também diminuirá custos com a aquisição de novos clientes, retrabalhos e insatisfações que surjam com falhas do atendimento.

Se sua empresa e você compartilham desta mesma opinião, entre em contato com a Contato Contact Center e conheça um pouco mais das nossas ideias e soluções!

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