Confira a relação entre perfil da empresa e uma boa gestão de televendas

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Gerir televendas traz uma série de desafios porque a gestão depende de muitos fatores. No entanto, conhecer o perfil da sua empresa pode definitivamente contribuir para uma boa gestão de televendas.

E por quê?

Porque uma empresa é feita de pessoas com diferentes talentos e pontos fortes, e depende de uma boa comunicação para que essas pessoas trabalhem em conjunto e se organizem em torno dos mesmos objetivos.

Continue lendo para compreender a relação entre o perfil da empresa e uma boa gestão de televendas.

Boas práticas para a gestão de televendas

1. Invista em treinamento: tenha um processo de treinamento estruturado, com um script sobre competências, com as perguntas mais comuns dos clientes e explicações sobre o regulamento interno. Simplesmente colocar uma pessoa para treinar pode fazer com que cada um tenha um treinamento diferente, de modo que dúvidas que poderiam ter sido tiradas já inicialmente podem aparecer ao longo do tempo do vendedor na empresa.

2. Defina metas desafiadoras, mas realistas. Colocar metas que não são atingíveis vai matar a sua equipe. Seu vendedor só vai se sentir desanimado ao olhar uma meta impossível de cumprir.

3. Valorize a sua equipe: reconheça os esforços que ela faz no dia a dia. Selecione os melhores do mês, premie metas atingidas.

4. Mantenha um canal de comunicação aberto com seus colaboradores. Deixar caixas de sugestões e reclamações pode ser de grande ajuda, trazendo assuntos relevantes para as reuniões com a equipe e fazendo com que todos se sintam parte da tomada de decisão.

5. Acompanhamento de resultados: é importante conhecer e acompanhar os indicadores para identificar onde a performance pode ser melhorada.

O perfil da sua empresa e a gestão de televendas

Como pudemos ver, a criação de metas é uma parte importante de uma boa gestão de televendas, já que está justamente relacionada a dados quantitativos da sua performance: Quanto tempo dura um atendimento? Quantos atendimentos são feitos? Quantos desses atendimentos foram convertidos em vendas?

Todas essas perguntas (e os números obtidos como resposta) são imagens dos resultados da sua empresa e têm relação com a dedicação e a motivação das pessoas.

No entanto, na própria definição das metas a serem atingidas, o que é levado em conta é o histórico da sua empresa e os objetivos que ela tem.

Logo, o perfil da empresa está no DNA da gestão de televendas.

O perfil da empresa é influenciado pelo perfil de seus colaboradores. Isso inclui do nível operacional à alta gestão. Se o gestor só distribuir atividades aleatoriamente, há uma grande chance de ter resultados muito ruins ou, simplesmente, não tão bons quanto poderiam ser.

No entanto, uma boa gestão envolve identificar o perfil de cada colaborador e, observando esses perfis, é possível encontrar a melhor forma de criar empatia e se conectar com cada um, aproveitando o melhor que cada indivíduo tem a oferecer para a equipe.

A melhor gestão está associada ao conhecimento sobre a empresa: qual sua missão? Quais seus valores? O que é valorizado por seus clientes? Não existe um modelo de gestão melhor, mas sim um modelo de gestão mais adequado ao perfil da sua empresa e que, certamente, vai impulsionar suas vendas.

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