Conheça 4 das principais aplicações do Pabx nas empresa

3 minutos para ler

Conheça 4 das principais aplicações do Pabx nas empresa

Dentro de qualquer empresa, os setores se comunicam entre si por meio de ligações entre ramais, seja um condomínio, órgãos públicos, empresas privadas ou até mesmo residências. Você sabe como esse sistema funciona?

Essa comunicação é realizada por um sistema chamado PABX (Private Automatic Branch Exchante, em português “Troca Automática de Ramais Privados”), uma tecnologia específica para operações de telefonia em empresas.

O PABX consiste em uma infraestrutura que centraliza e distribui ligações recebidas para aparelhos eletrônicos em diversos pontos de uma empresa, possibilitando que esses ramais possam se comunicar entre si, bem como com telefones externos.

Importância e funcionamento do PABX

É importante reforçar que, apesar de se tratar se um sistema de comunicação, na prática o PABX vai além disso. É uma ferramenta que potencializa o trabalho dos colaboradores e os resultados da empresa. Como?

Quando um funcionário não precisa se deslocar para outro local da empresa para passar uma informação, resolver alguma pendência ou até mesmo questões simples, é possível otimizar tempo e aumentar a produtividade.

E não só isso. Os custos da empresa relacionados a telefonia ficam mais baixos, pois as ligações são muito mais baratas. Assim, é possível evitar gastos altos com operadores de telefonia, além de dores de cabeça comuns em contratos com essas empresas, que muitas vezes não entregam o serviço conforme estabelecido em contrato, podendo gerar até mesmo prejuízos por atrapalhar a comunicação da organização.

Dessa maneira, o PABX deve ser visto como um investimento que resulta em resultados positivos em diversos aspectos. É importante destacar que o PABX não se limita a grandes empresas, mas até pequenos negócios, como um consultório clínico, pode se beneficiar dessa tecnologia ao facilitar a comunicação com a um único funcionário na recepção, por exemplo.

Na prática, o PABX possibilita a realização, recebimento e chamadas simultâneas entre os diferentes setores. Pode ser utilizado de duas maneiras: com telefones externos, bastando o usuário utilizar uma tecla específica para conectar com a linha central e então o aparelho estará disponível para fazer ligações para qualquer lugar; e telefones internos, quando é necessário apenas teclar os números do ramal desejado para conectar os dois aparelhos sem nenhum custo e sem limite de tempo. Com o PABX é possível também realizar reuniões a distância.

4 principais aplicações do PABX nas empresas

Atualmente, existem 4 diferentes tipos de aplicações do PABX dentro de uma organização:

  • PABX Analógico: tipo mais comum, consiste em uma central com circuitos e componentes analógicos com linhas convencionais por meio de operadores de telefonia fixa. Não possui recursos avançados, mas permite o bloqueio de ligações e senha para utilização de ramais.
  •  
  • PABX Digital: possibilita ligações com alta qualidade de áudio, além de discagem direta de ramal e entroncamento E1.
  •  
  • PABX VoIP: possui funcionalidade semelhante a um servidor Proxy, o que permite comunicações por meio da instalação de um software. Nesse caso, é necessário parceria com uma operadora de VoIP.
  •  
  • PABX Híbrido: o mais abrangente, engloba todas as vantagens das demais, incluído o VoIP. Dessa maneira, possibilita interligação entre filiais sem custos adicionais e chamadas com valores mais baixos.
  •  

Para saber mais, acesse nosso site e conheça nossos serviços!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação