Conheça mitos e verdades sobre o processo de implantação de um sistema Pabx

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Existem mitos e verdades em torno da implantação do sistema PABX (Private Automatic Branch Exchange, “Troca Automática de Ramais Privados” em inglês). A tecnologia telefônica utilizada por empresas permite que uma central particular realize distribuição de ligações para os aparelhos telefônicos da companhia.

Ainda que seja muito conhecida e muito adotada, ainda há informações falsas sobre o PABX. Isso acaba influenciando negativamente muitos empresários, que acabam não adotando o sistema. Neste artigo, vamos expor os mitos e verdades sobre o processo de implantação de um sistema PABX.

O PABX aumenta a produtividade

Verdade. As ligações são feitas mais rapidamente, o que permite o colaborador realizar mais chamadas durante o dia. Como as ligações são de melhor qualidade, ele irá enfrentar poucos problemas. Com isso, é possível atender mais clientes ao longo do tempo, favorecendo a produtividade do seu negócio e o aumento da receita.

O PABX gera custos para a empresa

Verdade. Como qualquer tecnologia telefônica, você irá precisar investir. No entanto, os custos não são maiores que os gastos em uma empresa de telefonia qualquer. Como o controle entre ligações e ramais é maior, você consegue encontrar planos bastante acessíveis.

O PABX é personalizável e flexível

Verdade. Você tem a possibilidade de adaptar ao seu negócio, direcionando ligações, criando filas de atendimento e gravações para atendimento automático. Além disso, o PABX conta com mobilidade, portabilidade, utilização de aplicativos no celular que o transformam em ramal e muitas outras funções.

O PABX só é bom para empresas grandes

Mito. A ideia de que só grandes empresas podem usufruir do PABX se deve à crença de que a tecnologia foi criada para suprir grandes equipes, que usam muitas linhas telefônicas. No entanto, é preciso entender que o PABX foi criado para facilitar o processo de ligação em ambientes de trabalho. Por isso, mesmo que a empresa tenha só 1 funcionário, é possível ter benefícios com a tecnologia.

PABX aumenta os custos

Mito. Pelo contrário, em longo prazo a empresa vai experimentar uma significativa redução de custos. Como ele irá centralizar todos os ramais em uma só central, as ligações são feitas mais rapidamente, aumentando a produtividade do funcionário.

Os departamentos podem se comunicar gratuitamente, e em certos casos até filiais diferentes realizam ligações sem custos. Ademais, a manutenção da tecnologia PABX é barata e as tarifas são mais reduzidas. Com o tempo sua empresa ganha em agilidade e economia.

O PABX atrapalha o processo

Mito. Na verdade, é o contrário, uma vez que o PABX pode reduzir a burocracia das empresas. Por isso é utilizado por organizações e call centers que investem em soluções modernas e inteligentes. A distribuição automática das chamadas facilita o entendimento dos funcionários. Além disso, funções como secretária eletrônica, autoatendimento e possibilidade de fazer auditoria das ligações agilizam ainda mais o processo.

Na telefonia convencional, para contar com todas as funções que o PABX agrega, teria que gastar muito mais. Por isso, o PABX é cada vez mais utilizado, e por isso se adapta a diferentes negócios.

Para conhecer mais tecnologias e técnicas que irão melhorar a gestão da sua empresa, continue lendo nossos posts!

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