Conheça os 4 desafios que todo gestor comercial enfrenta

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Cada vez mais inovadora e dinâmica, a área de vendas vem se modificando ao longo dos anos — com a expansão dos produtos, a facilidade de compras pela internet, o mercado internacional englobando cada vez mais diversos setores. E diante desse cenário, o desafio do vendedor está cada vez maior: além de vender, cabe ao bom profissional cativar os clientes para que eles voltem a comprar com a loja, marca ou negócio.

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Para isso, vê-se que o gestor comercial tem uma grande missão para organizar e administrar esse amplo processo. Você enfrenta dificuldades com isso no seu dia a dia? Que tal conferir os desafios mais recorrentes, e o que poderia fazer a fim de superá-los? Continue lendo e confira!

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Planejar e executar treinamentos bem feitos

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Independentemente do segmento em que se atua, investir em um treinamento adequado é extremamente importante, já que a demanda do mercado está cada vez mais específica e individual. Para isso, treinamentos para se vender novos produtos, soluções para problemas (que às vezes se tornam cíclicos), motivar, mostrar novos caminhos que podem ser percorridos, ter senso de humor ao falar com seus funcionários, dizer tudo em linguagem clara e objetiva — tudo isso faz com que os treinamentos sejam produtivos e valiosos.

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E o treinamento é crucial para que os colaboradores retenham aqueles modelos de discursos e atendimento mais eficientes, bem como consigam se comportar apropriadamente em situações críticas e sanar dúvidas do público atendido.

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Elogiar em público, e fazer críticas em particular

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O elogio tem uma força motivacional inacreditável. Para isso, ao congregar os funcionários em reuniões semanais para estabelecer metas, ou até mesmo em treinamentos, procure elogiar as características positivas de cada um. Faça de uma forma leve, sem exageros, mas evidencie para aquele que recebe o elogio que toda a equipe será afetada pelo que ele fez de positivo.

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Já as críticas devem ser feitas de forma particular, para que não haja mal-estar ou desentendimentos. As falhas devem ser pontos de melhoria; para isso, procure as assinalar de maneira sutil e usando uma linguagem objetiva. Esse feedback não deve arranhar o bom relacionamento com seus liderados.

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Entender o lado humano de cada funcionário

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Lidar com números e metas de vendas é algo produtivo, mas também muito estressante. Busque sempre perguntar como cada colaborador se sente em relação ao seu desempenho, às metas estabelecidas, como está se saindo no cenário em que se encontra. Procure, na medida do possível, conhecer bem a história de cada um; isso irá trazer um forte vínculo e união para a equipe.

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Mas um alerta deve ser feito: aja de forma profissional, afinal, você é gestor comercial com objetivo de liderar e ajudar o time. Procure ser claro e estabelecer limites em relação a isso.

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Estabelecer metas pessoais para cada vendedor

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Metas são fundamentais para que a organização de vendas seja eficiente. Se há uma meta mensal, ela deve ser realizada pensando-a a cada dia, para se evitar um futuro desespero ao final do mês. Por isso, é importante que ocorram reuniões semanais para fiscalizar e, se necessário, intervir para um melhor desempenho dos objetivos corporativos de vendas.

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Uma boa dica seria ter um quadro, com uma foto de cada funcionário, para que seja visual o desempenho positivo que cada um vem alcançando na sua rotina.

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Assista o Vídeo Aonde eu comento o Artigo Acima

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E você, o que tem enfrentado na sua relação diária com os colaboradores e em sua função como gestor comercial? Dê a sua opinião, e troque ideias com outros leitores do blog!

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