Consultoria de call center: 5 motivos pelos quais você precisa disso

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O seu SAC recebe muitas reclamações, e os índices de solução ainda são baixos? Ou a sua equipe de televendas não alcança as metas, e a insatisfação contaminou o ambiente? Isso pode ser sinal de que falta uma consultoria de call center na sua operação.

Acompanhar indicadores sem deixar de lado a gestão de pessoas, manter um bom relacionamento com outros setores, superar as expectativas da empresa: são muitos os desafios diários de um gestor de call center.

Com tantas demandas, muitas vezes não é possível dar conta das questões operacionais e estratégicas ao mesmo tempo. É nesse ponto em que os problemas começam a aparecer — e uma consultoria pode ser muito bem-vinda.

Se você ainda tem dúvidas, saiba agora por que você deve fazer esse investimento no seu call center:

1. Equipe especializada

Durante muito tempo, quando o mercado de outsourcing ainda se estabelecia no Brasil, a terceirização foi sinônimo apenas de redução de custos. Essa visão acabou comprometendo a qualidade do serviço de muitas empresas — ainda que de fato muitos custos tenham sido minimizados.

Hoje, terceirizar o setor de atendimento significa, principalmente, contar com um serviço especializado, com alto nível de qualificação.

Afinal, de nada adianta economizar recursos e ter clientes insatisfeitos. Contratando uma consultoria, você terá profissionais com larga experiência, que já atuaram em várias empresas e mercados diferentes.

2. Apoio para tomada de decisões

Conhecer a fundo o próprio negócio é fundamental para tomar decisões acertadas. Mas, às vezes, somente esse conhecimento e experiência não são suficientes.

Uma visão de fora, que relacione tendências de mercado, cenário econômico e a própria realidade da empresa, pode ser o diferencial para definições estratégicas.

O consultor tem experiência justamente em aconselhar líderes e gestores, oferecendo o suporte necessário para que tomem as melhores decisões.

3. Atualizações constantes para acompanhar o desempenho

A área de relacionamento com o cliente está sempre se atualizando com muita rapidez. São novos sistemas, técnicas e até mesmo métodos de avaliação.

E, para se destacar, é preciso acompanhar de perto os indicadores da operação, o que demanda sistemas eficientes e uma constante monitoria da qualidade, por meio de relatórios e análise de dados.

Um consultor capacitado tem acesso às melhores ferramentas de trabalho e acompanha de perto as transformações do mercado — o que facilita bastante o monitoramento da performance do call center.

4. Metodologia para gestão da equipe

Dificuldades com absenteísmo e baixa produtividade são uma realidade em muitos contact centers — localizar a raiz do problema e encontrar soluções pode ser desafiador para gestores do setor.

Algumas medidas como treinamentos periódicos e valorizar os agentes de vendas e atendimento são práticas que não podem faltar para uma gestão eficiente da equipe.

E uma das principais funções da consultoria é justamente cuidar da capacitação dos operadores e buscar estratégias motivacionais. Exercer liderança fica muito mais fácil em um ambiente positivo e com colaboradores qualificados.

5. Mais engajamento e iniciativa

A rotina de trabalho muitas vezes leva a um desgaste de ideias e a um comportamento condicionado. As próprias relações dentro da empresa e as emoções envolvidas podem entrar em jogo e inibir iniciativas.

Optar pela consultoria de call center é uma forma de “renovar os ares” dentro da empresa, sem necessariamente abrir mão da experiência dos colaboradores internos.

Esse olhar externo pode até mesmo enxergar novas oportunidades de negócio. Como o consultor não tem os vícios acumulados dentro da empresa, ele consegue manter o foco necessário para mapear falhas e pontos de melhoria, contagiando o ambiente interno.

A colaboração de uma parceria especializada trará o know-how de outras empresas — até mesmo da concorrência — para dentro do seu negócio. Uma consultoria de call center pode ser o que está faltando para melhorar o desempenho e começar novos projetos.

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Um comentário em “Consultoria de call center: 5 motivos pelos quais você precisa disso

  1. Quero receber maiores informações sobre a consultoria .
    Fone(42)9 99720134
    Fone fixo (42)36361240
    Sou gestor de um Call Center .
    E preciso de uma consultoria .

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