Dicas de como escolher o Pabx ideal para o call center da sua empresa

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Em uma tradução para o português, PABX significa troca automática de ramais privados. Como é possível imaginar, um sistema como esse é indispensável em uma empresa que lida com alta demanda de ligações. Diante disso, fica a seguinte pergunta: qual seria o PABX ideal para o call center da sua empresa?

Para acertar na escolha, você precisa se atentar a dois aspectos básicos. Eles serão determinantes na seleção de um sistema de PABX que realmente atenda às necessidades e anseios do seu negócio.

A seguir, você conhecerá duas dicas infalíveis para contratar o PABX ideal para o call center da sua empresa. Vamos a elas!

  1. Observe o funcionamento do DAC

Caso o contac center da sua empresa contemple uma operação receptiva, o uso do DAC (distribuidor automático de chamadas) será fundamental. Portanto, você deve avaliar se o DAC fornecido pelo PABX está à altura do volume de chamadas diárias recebidas. Com um bom DAC, o fluxo operacional do seu call center será bem satisfatório.

Em termos técnicos, também é necessário observar qual é o grau de versatilidade de configuração da ferramenta. Essa necessidade é proporcional à quantidade e variedade de canais de atendimento da empresa.

Quanto maior essa quantidade de canais, maior será a diversificação das filas de atendimento. Cada uma exigirá uma configuração específica. Esses canais podem se referir à ouvidoria, setor técnico e departamento comercial, por exemplo.

  1. Avalie a qualidade do discador automático

Do outro lado, nós temos a central de comunicação ativa. Caso esse seja o caso da sua empresa, o PABX ideal para o call center deve disponibilizar um ótimo discador automático. Aqui, é importante verificar qual é o nível de compatibilidade desse discador com os seguintes entroncamentos de canais:

  • link de voz;
  • E1;
  • DDR;
  • chipeiras;
  • VOIP.

Então, você precisa constatar qual é o conjunto de tecnologias embutido no discador automático do PABX a ser contratado. É importante destacar que existem diversos discadores automáticos disponíveis no mercado. O mais recomendável é aquele que melhor se adapta ao seu negócio. Na prática, talvez seja necessário testar alguns deles antes de se definir por um sistema específico.

De um modo geral, um bom PABX voltado ao call center compreenderá todos esses recursos:

  • discador automático de chamadas;
  • distribuidor automático de chamadas;
  • distribuição inteligente de chamadas;
  • gestão em tempo real;
  • mecanismo para gravação das ligações;
  • retorno automático de chamadas interrompidas devido a eventuais falhas técnicas;
  • envio de sms.

Esses são os recursos básicos principais desse sistema. Seguindo as tendências do mercado, existem modelos de PABX atuais que ofertam uma gama mais ampla de alternativas. No entanto, o que conta mesmo é a relação custo-benefício, e não necessariamente a quantidade de recursos.

O importante é focar PABXs que ofereçam todas as ferramentas necessárias, ou seja, alinhadas às necessidades do seu negócio. Na dúvida, basta seguir as nossas dicas. Com elas, certamente você conseguirá contratar o PABX ideal para o call center da sua empresa!

Quer saber mais sobre o que fazer para ter um call center de sucesso? Leia o nosso artigo sobre a importância da humanização do atendimento!

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