Gestão de televendas: metas realmente potencializam resultados?

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Um dos desafios da gestão de televendas é manter a sua equipe motivada e comprometida com a entrega de bons resultados. Será que utilizar metas realmente potencializa os resultados? Acompanhe essa publicação para descobrir a resposta para essa pergunta.

Metas em televendas

Todo gestor de televendas quer vender mais e vender mais rápido. Para isso, é necessário que sua equipe de vendas esteja afiada e motivada. As metas de vendas combinam impulsionamento de vendas e estímulo para a sua equipe.

Esses são objetivos definidos para a sua equipe de vendas, e podem ser metas como:

– Realizar um número acima de X chamadas no mês.

– Obter uma taxa de conversão de Y%.

– Trazer um número Z de visitas de clientes na semana.

A definição das metas de venda deve estar alinhada com a visão mais ampla da empresa e suas ambições de crescimento: quantos novos clientes precisamos para obter um crescimento de X% ao ano? Então precisamos trazer Y clientes por mês, o que dá uma média de Z clientes/mês para cada vendedor.

Como definir metas para o seu televendas?

Como dissemos anteriormente, a primeira coisa que deve ser feita para definir metas é entender quais são os objetivos onde se quer chegar, tanto em relação à qualidade, quanto ao atendimento.

Para tal, é preciso verificar quais indicadores são mais importantes para a sua operação: quantidade de vendas? Número de chamadas completadas? Tempo médio de atendimento?

Uma vez definidos os indicadores, a etapa seguinte é mensurá-los e estabelecer uma periodicidade de acompanhamento.

Uma vez definida a periodicidade dos indicadores, é possível delinear os objetivos. Quantas vendas foram feitas mensalmente no correr dos últimos seis meses? Quantas vendas você pode definir como objetivo mensal?

Através desses indicadores é mais fácil identificar pontos onde a atenção da gerência é necessária e onde sua equipe pode melhorar, e a análise do histórico de vendas da empresa ajuda a criar metas que sejam possíveis de atingir.

Uma meta fora da realidade pode causar, na verdade, um efeito contrário ao que você deseja: no lugar de deixar seu vendedor motivado, uma meta fora do que é possível vai desanimá-lo.

Por isso, há três características que sua meta deve ter:

1) Ela deve ser de fácil entendimento;

2) Ela deve ser mensurável;

3) Ela deve ser desafiadora, mas dentro da realidade.

Outra dica:

Estabeleça e cumpra objetivos menores. Recompensas mais frequentes aumentam o moral da equipe, sua confiança e sua produtividade. Por exemplo: no lugar de oferecer um prêmio de 200 reais por mês, apresente uma meta semanal com um prêmio de 50 reais. Assim, caso por alguma razão o seu vendedor não tenha cumprido a meta aquela semana, ele sabe que pode brigar pelo prêmio na semana seguinte.

Como preparar sua equipe para atingir as metas?

Agora que você sabe como criar metas, não esqueça que atingi-las não será possível sem treinamento e capacitação.

Comunique a sua equipe quais são as metas e mostre, pelo histórico, como elas são possíveis e estão ao alcance de todos os vendedores.

Treine seus vendedores e mantenha um calendário de capacitação para que eles se sintam sempre preparados e confiantes.

Atualize-os com instruções sempre que surgir algo novo. Não precisa ser um treinamento demorado, às vezes alguns minutos dão conta de transmitir o necessário à equipe.

Valorize o trabalho do seu time e premie quem atingir as metas para mostrar seu reconhecimento.

Com isso, seus vendedores estarão sempre motivados e determinados a bater suas metas, o clima organizacional se manterá positivo e seu negócio continuará crescendo.

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