A importância do planejamento na hora de fazer a implementação de um call center

3 minutos para ler

O planejamento se coloca no mercado como uma ferramenta fundamental para qualquer que seja o negócio, por exemplo, um call center. Ela é indispensável porque oferece ao gestor ou empreendedor uma visão holística acerca do negócio e garante que ele siga uma série de políticas, ações ou etapas para que assim obtenha sucesso.

A seguir, compreenda melhor a importância dessa solução na hora de fazer a implementação de um call center.

Planejamento: conceito ou filosofia

Segundo Djalma de Pinho, especialista em Administração Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o planejamento pode ser compreendido como uma ferramenta estratégica que permite ao gestor ou empreendedor estabelecer um conjunto de providências a serem tomadas com o objetivo de se alcançar algo ou uma meta, como abrir um call center ou implementar um em sua empresa.

Ainda que o estudioso nos traga uma noção a respeito do planejamento, ele reconhece que se trata de um conceito polissêmico, ou seja, que cabe diversas interpretações, a depender do seu uso. Por exemplo, o planejamento também pode ser entendido como um processo contínuo executado por uma empresa, independentemente da vontade dos seus executivos.

Em suma, o planejamento permite ao gestor realizar uma sondagem profunda a respeito do negócio e, a partir disso, definir o que precisa ser feito e como deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados com eficiência.

Planejamento e call center

Agora que conhece melhor o conceito de planejamento segundo a ótica de um especialista no assunto, talvez tenha ficado mais claro a sua importância na implementação de um call center em sua empresa.

Na perspectiva da criação de um call center, o planejamento se faz fundamental para que esse empreendimento dê certo, obtendo sucesso, passando funcionar de maneira eficiente e, consequentemente, produtiva.

Etapas na implementação de um call center

Muitas pessoas acreditam que abrir um negócio ou abrir um setor de call center em sua empresa é fácil, porém, não é bem assim. É preciso visualizar a ideia de forma integral e para isso nada melhor do que planejar.

Em um call center, é preciso definir uma série de questões, como: o serviço oferecido (SAC, ouvidoria, telemarketing, etc.); tipo de operação (ativa, receptiva ou mista); perfil do profissional que atuará no setor ou empresa; política de atendimento ao cliente; como a equipe será qualificada; orçamento disponível e quanto dele será utilizado na implementação de um call center; equipamentos de trabalho, como computador, telefone, fone de ouvido, etc.

Em suma, como se vê, são muitas tarefas a serem desempenhadas na implementação de um call center e elas precisam estar organizadas, para que dessa maneira sejam realizadas no devido tempo e por quem deve. Com um planejamento, é possível dispô-las no tempo e no espaço, determinando quando serão feitas, em qual lugar e por quem e quanto tempo o responsável possui para concluí-la, tudo de modo organizado.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. Para acessar outros como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação