Inbound Sales e Televendas: como combinar para o sucesso?

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A concorrência, o alto nível de exigência dos consumidores e a necessidade de manter um bom faturamento fazem com que o setor de televendas busque alternativas para obter melhores resultados. Uma delas é o inbound sales, que é uma nova maneira de se relacionar com o público-alvo.

Hoje, as empresas devem ser mais estratégicas para convencerem os consumidores a investirem em produtos e serviços.

Neste post, vamos mostrar como é crucial para atingir as metas entender as diferenças entre inbound sales e televendas e utilizar esses dois recursos com inteligência. Se você deseja melhorar o processo de vendas, leia este post com bastante atenção!

Saiba o que é inbound sales

O inbound sales é uma ação que visa tornar a equipe de televendas mais sensível às necessidades dos clientes para conquistá-los.

Em vez de ficar oferecendo produtos para o público-alvo de maneira precipitada, a empresa passa a ter uma abordagem voltada para educar os consumidores.

Dessa forma, a organização não se torna apenas uma fonte de produtos e serviços, mas, também, uma referência no segmento em que atua.

Entenda o que é televendas

Essa iniciativa consiste em adotar recursos para fechar negócios por telefone. Os profissionais são treinados para oferecer produtos e serviços de maneira persuasiva. O principal objetivo é aumentar os lucros, reduzindo custos e fechando mais rápido as transações comerciais.

Em muitos casos, não é necessário o vendedor entrar em contato pessoal com o cliente em potencial. Isso faz com que haja menos gastos com deslocamentos, o que contribui para o colaborador buscar novos negócios.

Veja como usar o inbound sales para melhorar as televendas

O processo de compra tem algumas etapas marcantes, como:

  • surgimento de um problema;

  • reconhecimento pelo consumidor da necessidade de resolver uma demanda;

  • buscas por soluções;

  • compra do produto ou serviço para eliminar o problema.

Com essas fases devidamente mapeadas, é mais fácil identificar a hora de entrar em contato com o público-alvo. O ideal é interagir com o consumidor no momento em que está pesquisando a melhor solução para a demanda.

Se essa interação for realizada em outra etapa, o vendedor corre o sério risco de perder uma boa oportunidade de expandir o faturamento.

Para evitar esse erro, o inbound sales faz o acompanhamento de toda a jornada de compra do cliente, encaminhando para a equipe de venda somente os contatos que estão mais propensos a fecharem um negócio.

Mas como perceber que o consumidor em potencial está preparado para a venda? Uma boa resposta é pela adesão feita aos materiais produzidos pelo time de inbound sales.

À medida que os usuários fazem consultas sobre conteúdos produzidos em blogs, e-books, infográficos e white papers, mais eles estão envolvidos com as ofertas de uma empresa, porque se tornaram leads (pessoas interessadas em conhecer o trabalho desenvolvido por uma companhia).

Com um conhecimento mais sólido sobre o problema e as soluções disponíveis para resolvê-lo, o cliente estará mais disposto a interagir com o time de televendas e a optar pelo fechamento da negociação.

Logicamente, a equipe de call center deve ter dados sobre o consumo de conteúdo do público-alvo para fazer uma abordagem atraente para despertar o interesse do consumidor em potencial.

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