O impacto que a implantação de um Pabx traz para a produtividade das empresas

3 minutos para ler

Seja qual for o porte ou segmento de sua empresa, a comunicação é um dos fatores mais importantes para garantir o sucesso dos negócios. Colaboradores precisam se comunicar com os demais setores da empresa, com parceiros, funcionários e clientes e, para que essa conexão aconteça de forma prática, a ferramenta conhecida no meio corporativo como PABX é a principal solução.

O Private Automatic Branch Exchange (PABX) conecta toda a comunicação via telefone, facilitando a interação interna e externa da organização por meio de um sistema unificado. Neste artigo você vai entender como a ferramenta funciona e conhecer os impactos que a implantação de um PABX pode trazer para a produtividade da sua empresa.

O que é e como funciona um PABX?

O PABX é um equipamento que tem a função de distribuir linhas telefônicas em diferentes ramais. Sua principal função é conectar diferentes telefones a uma central unificada, permitindo que várias chamadas possam ser realizadas ou recebidas por todos os setores da empresa.

O aparelho, assim como um telefone comum, é conectado diretamente a uma operadora telefônica, com o diferencial de que, por meio dele, é possível estabelecer uma conexão direta com as outras linhas internas por meio de ramais. O PABX direciona chamadas para o ramal escolhido e possibilita que diferentes ramais realizem ligações internas ou externas ao mesmo tempo, eliminando a necessidade de mais de uma linha telefônica. Além de facilitar a comunicação interna e externa, o PABX oferece rapidez e eficiência no atendimento e resolução de demandas.

Vantagens da instalação do PABX

Facilitar a comunicação entre funcionários, parceiros, fornecedores e clientes traz inúmeros benefícios para os negócios de uma instituição. A empresa que investe no equipamento logo poderá observar resultados positivos como:

  • Gastos com telefonia são reduzidos, pois seja qual for o modelo de PABX usado, as ligações serão mais baratas;
  • O ritmo de trabalho e desempenho das equipes melhoram, uma vez que os funcionários conseguem se comunicar de maneira ágil;
  • Os celulares de colaboradores podem ser usados como ramal do escritório, o que permite que, mesmo fora da empresa, eles poderão contatar funcionários e clientes facilmente, permitindo até mesmo que trabalhem de casa.

Impactos da implantação do PABX na produtividade da empresa

Já explicamos como a instalação de um PABX é capaz de afetar positivamente a comunicação interna de uma empresa. Muitas instituições trabalham com departamentos segmentados, mas dependentes entre si. Por causa disso, muitas vezes é necessário que os funcionários desloquem-se de um departamento a outro para resolver questões que envolvam ambos ou até mesmo na busca por um simples documento.

Nesses casos, o equipamento PABX se torna um grande aliado, eliminando essa necessidade e facilitando a interação entre funcionários. Dessa forma, o trabalho das equipes é facilitado e se torna mais prático, inteligente e ágil, aumentando, consequentemente, a produtividade dos funcionários como um todo.

Além disso, o PABX também possibilita que fornecedores, parceiros e clientes entrem em contato diretamente com os setores que procuram para conseguir informações e fechar negócios. Com isso, as negociações se tornam bem menos burocráticas e tudo se resolve de maneira objetiva, garantindo agilidade às operações.

Nosso artigo foi útil para ajudá-lo a aumentar a produtividade em sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como crescer ainda mais com a ajuda de nossos serviços.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação