O peso da tecnologia no sucesso do atendimento ao cliente

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Se tivesse que optar entre o atendimento, o preço ou a qualidade do produto e serviço, qual seria o grande foco da sua organização? Se escolheu a primeira opção, então é sinal de que pensa como o seu cliente.

Uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, aponta que, para o consumidor, o atendimento é o principal destaque de uma empresa — mais de 60% dos entrevistados responderam dessa forma.

Bom, se acredita que o atendimento é fundamental para o seu negócio, então já está com meio caminho andado. Agora só falta descobrir como fazer para oferecer a melhor experiência para o seu cliente.

A resposta? Tecnologia! Sim, a automação certamente é o melhor caminho para melhorar esse aspecto da sua empresa. Sabendo disso, resolvemos mostrar o papel da tecnologia no atendimento ao cliente!

Reduz os custos do negócio

Sempre quando falamos em tecnologia, automaticamente, lembramos da redução dos custos, e a situação não é diferente quando o assunto é o atendimento ao cliente. Soluções como Call Centers automatizados e o atendimento digital, por exemplo, podem ajudar o seu negócio a melhorar muito essa área e, ao mesmo tempo, reduzir os custos internos.

Afinal, é preciso considerar que essas soluções significam a redução de custos com pessoal, por exemplo, pois os processos internos serão mais enxutos. Além disso, na maioria dos casos, processos excessivamente complexos acabam gerando retrabalho, o que também representa desperdício de tempo e dinheiro.

Garante um atendimento personalizado

Outro impacto significativo da tecnologia no atendimento ao cliente é o fato de que as equipes de marketing e vendas conseguem trabalhar com dados precisos da clientela e, com isso, podem realizar uma abordagem mais personalizada.

Isso ocorre por conta do uso do CRM (Customer Relationship Management), um sistema que garante a coleta e administração de dados constantes da clientela.

Claro que, se possuem informações do cliente, os times de marketing e vendas aumentam as chances de baterem as suas metas internas, o que é bom para toda a organização. No final das contas, melhoraremos não só o atendimento em si, mas, também, o desempenho da equipe, o que garante melhores resultados.

Melhora o funil de vendas

Será que o seu time consegue administrar bem o funil de vendas? Será que realizam um atendimento focado em cada etapa? Conhecem as necessidades dos clientes do fundo, meio e topo de funil?

Com a tecnologia você pode garantir uma resposta positiva para todas essas perguntas. Isso porque, com os dados da clientela, o vendedor sabe exatamente qual deve ser o seu foco durante a abordagem.

Assim, é possível atender a todos os KPIs (indicadores-chave de desempenho) da empresa, e não somente aqueles ligados ao fundo do funil, como a taxa de conversão.

Muitos indicadores são negligenciados justamente por haver uma desatenção por parte do gestor em relação aos clientes dos outros estágios do funil de vendas. Com a tecnologia no atendimento ao cliente você não deixa nada passar em branco.

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