Um call center é, sem dúvidas, uma das melhores formas de potencializar o sucesso do seu negócio. Com uma estratégia bem definida, pode ser um canal eficaz para o contato direto com os clientes, melhorando a comunicação e a forma de vender.
Porém, para que o call center seja um sucesso, é necessário pensar em algumas práticas importantes.
Confira a seguir, 5 dicas para ter um call center de sucesso.
1. Estabeleça objetivos e metas
Quando pensamos em call center, devemos ter em mente que esse serviço pode ser aplicado para duas finalidades: telemarketing passivo e ativo. Enquanto o passivo exige que o cliente entre em contato, no ativo a empresa que toma a iniciativa de falar com a pessoa por telefone.
Ambas as estratégias são importantes e geram resultados, mas é necessário estabelecer metas e objetivos para o uso de cada uma. Para o colaborador, essas definições estabelecidas servem como um norte, ajudando-o a compreender qual deve ser o seu nível de produtividade. Já a empresa compreende quais funcionários estão atingindo metas e quais não. Isso pode ser importante na hora de realizar promoções, entre outros.
2. Faça o monitoramento das ligações
Assim como é importante para a empresa compreender o nível de atendimento dos clientes, é necessário ter um controle melhor do trabalho de cada colaborador. Isso é fundamental, ainda mais em casos complexos ou com clientes já insatisfeitos.
O monitoramento das ligações não deve ser feita com a função de coagir os colaboradores, mas para proporcionar mais segurança para o seu trabalho. Assim, mesmo com problemas, a empresa terá a garantia de que os atendentes seguiram as normas e atenderam bem o cliente.
3. Otimize a gestão de call center com novas tecnologias
Investir em tecnologia é fundamental para toda empresa crescer. No caso do call center, podemos observar ainda mais vantagens com o uso de novas ferramentas. O CRM, um software de gestão de relacionamento, é uma das formas mais conhecidas de melhorar a empresa.
Isso unifica as informações, potencializa a comunicação e torna a jornada do cliente ainda mais compreensível. Vale a pena investir neste tipo de estratégia.
4. Invista no autoatendimento
Se você pensa que o call center deve ser completamente manual, se engana. É possível ter grandes resultados apostando em um sistema de autoatendimento. Isso otimiza a rotina de trabalho dos colaboradores, facilita o contato do cliente com a empresa e todos saem ganhando.
5. Invista no treinamento da equipe
Para um call center ter sucesso, é necessário otimizar a equipe. Para isso, é essencial investir em treinamentos. Neste caso, é importante compreender tudo o que está relacionado a um bom trabalho no call center.
Estruture treinamentos relacionados às ferramentas utilizadas, mas também gestão de conflitos, comunicação não- violenta, técnicas de persuasão, entre outros. São pontos essenciais para uma boa performance do call center, mas que nem todas as empresas preparam o colaborador da forma correta.
Percebeu como não é difícil estruturar um call center de sucesso? Existem outras dicas, mas essas são as principais e que podem fazer a diferença na sua empresa.
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