Os principais desafios encontrados na gestão de televendas

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O serviço de televendas se caracteriza como uma ferramenta para a venda de produtos por meio do telefone.

Para alguns, talvez o serviço de vendas por meio do telefone soe como defasado, mas o fato é que este tipo de serviço ainda se configura como uma estratégia assertiva de vendas. Contudo, para ser efetivo, o serviço de televendas necessita de uma equipe capacitada e aperfeiçoamento constante.

Nesse panorama, a gestão de televendas surge como uma ferramenta para otimizar tal serviço de vendas. Nesse texto, abordaremos os principais desafios encontrados na gestão de televendas.

Atendimento humanizado

Para ser funcional, um serviço de televendas deve, antes de qualquer coisa, proporcionar um atendimento de qualidade. Muitos serviços de televendas fracassam por conta do mau atendimento.

O perfil do consumidor contemporâneo é bastante exigente. Isso torna imprescindível que a gestão de televendas foque em um atendimento personalizado, algo vital para as organizações.

Atendimento engessado é algo totalmente contraproducente nas novas configurações do mercado. Sendo assim, torna-se substancial treinar equipes para um atendimento humanizado e personalizado.

Capacitação e treinamento

Outro grande desafio da gestão de televendas é a falta de preparo por parte da equipe que trabalha neste segmento.

O atendimento personalizado e humanizado é importantíssimo, mas igualmente indispensável é que os atendentes tenham domínio de televendas.

Isso nem sempre ocorre, uma vez que é natural lidar com funcionários que não conseguem transmitir segurança para o consumidor ou que não consigam passar todas as informações essenciais.

Sendo assim, o serviço de gestão de televendas trabalha de modo a fortalecer a cultura organizacional. O que significa fortalecer a comunicação interna e proporcionar treinamentos e cursos para aperfeiçoar a equipe.

Investir em capacitação é algo essencial para assegurar a qualidade do trabalho, assim como para valorizar o capital humano.

Métricas de call center

Um fator comumente esquecido pelos gestores é em relação às métricas. Sendo que se trata de um aspecto fundamental do trabalho de televendas, uma vez que este serviço trabalha com metas e prazos.

Logo, o trabalho com televendas necessita de um padrão de qualidade para ser efetivo. Portanto, os gestores devem estar atualizados com as métricas essenciais de call center para melhor monitoramento do trabalho de televendas.

Entre as métricas que os gestores devem conhecer estão o ticket médio, o NPS, a Taxa de conversão e a Taxa de follow up.

Tecnologias

O serviço de televendas necessita do suporte de dispositivos que possibilitem um trabalho dinâmico e um monitoramento efetivo por parte dos gestores.

O que não é possível sem um investimento significativo em tecnologia. É preciso entender a tecnologia como uma aliada ao segmento em questão.

A tecnologia proporciona maior produtividade e impacta diretamente na rentabilidade. Afinal, equipamentos mais modernos tendem a automatizar tarefas básicas e permitem focar mais no trabalho de vendas.

Logo, a tecnologia deve ser integrada à cultura organizacional da empresa, uma vez que é um item indispensável para assegurar melhores resultados.

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