PABX: o que é e como funciona no call center?

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Você já deve ter ouvido falar em PABX, principalmente se atua no ramo de call center. Entretanto, o que realmente é esse sistema e qual é a sua aplicação para uma empresa desse tipo?

Neste post, definiremos o que é um PABX, quais são as principais diferenças para a solução convencional e quando é necessário optar por ele em sua empresa de call center. Acompanhe!

O que é um PABX?

PABX é a sigla utilizada para designar o termo em inglês “Private Automatic Branch Exchange”, que traduzindo significa: troca automática de ramais privados. A tradução denuncia bastante o real significado dessa ferramenta, mas vamos explicar um pouco mais.

O PABX é um sistema que interliga vários ramais, permitindo que ligações sejam transferidas, capturadas e acompanhadas. Trata-se de uma ferramenta que agilizará o trabalho dentro de um call center, tornando o atendimento ao cliente mais eficiente e rápido.

Quais são as diferenças do PABX para a solução convencional?

Uma das diferenças que podemos apontar é que o PABX oferece uma interface com o operador melhor que o sistema convencional. Dessa forma, ele permite pausar ligações, transferir para outros atendentes, entre outras funções.

Além disso, o sistema PABX também é mais seguro, tendo em vista que cada um dos operadores terá seu login e senha para acessar a ferramenta, registrando todas as suas ligações.

Dessa forma, você, enquanto gestor, poderá monitorar as ações e os atendimentos da sua equipe. Além disso, essa pode ser uma excelente fonte de dados para que você avalie o desempenho dos atendentes e ofereça oportunidades de melhorias para o trabalho que eles exercem.

Quando optar por um sistema de PABX?

Como você pôde perceber, o sistema de PABX é uma ferramenta avançada que permite uma maior integração entre os atendentes, controle de ligações, entre outras funções que possibilitarão um aumento na produtividade e qualidade do seu serviço de call center.

Entretanto, sabemos que esse tipo de sistema tem certo custo e demanda um tempo de preparo e implantação. Portanto, a pergunta que fica no ar é a seguinte: qual é o momento ideal para investir em um sistema PABX para o seu negócio?

A resposta para essa pergunta é muito simples. Inicialmente, você deve voltar os olhos para o seu negócio e saber enxergar a sua necessidade. É preciso ter a sensibilidade para identificar as fragilidades que a sua empresa apresenta e verificar como um PABX pode auxiliar.

Haverá um investimento, bem como certo tempo para implantação e adequação da sua equipe ao novo sistema, entretanto, em poucos dias todos poderão perceber a melhora nas suas atividades e, com o passar dos meses, o valor gasto com o sistema será convertido em mais qualidade e agilidade na prestação de serviços.

Por fim, podemos concluir que o PABX é muito mais que um simples equipamento, trata-se de uma ferramenta que facilitará todo o trabalho dentro da sua empresa de call center, melhorando e agilizando o atendimento aos seus clientes.

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