Por que a qualidade no atendimento ao cliente é tão importante ?

4 minutos para ler

Atualmente, oferecer qualidade no atendimento ao cliente não é mais um diferencial entre as empresas, mas uma necessidade. Os consumidores do século XXI são muito mais exigentes e não optam por uma companhia apenas por ela oferecer um preço mais baixo.

\r\n

Segundo pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que ouviu 1.350 pessoas, 61% dos brasileiros entrevistados preferem um bom atendimento a descontos ou qualquer outro tipo de vantagem oferecida pelas empresas.

\r\n

Nesse sentindo, oferecer qualidade no atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso dos empreendimentos, sendo um dos fatores decisivos para atrair e fidelizá-los. Mas, para isso, é preciso contar com uma equipe composta por televendedores e atendentes de call center bem treinados, que consigam aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, satisfazer os clientes.

\r\n

Para quem deseja atuar na área de atendimento ou busca aprimorar o serviço prestado nesse segmento, as dicas que listamos a seguir mostrarão como a qualidade no atendimento ao cliente é importante e pode levar uma empresa ao sucesso. Confira!

\r\n

Seja sempre educado

\r\n

Para oferecer qualidade no atendimento ao cliente, um dos requisitos mais importantes é a educação. O consumidor precisa se sentir à vontade para se relacionar com a companhia, por isso o profissional deve ser extremamente educado durante todo o atendimento, seja ele presencial, online ou via telefone.

\r\n

É essencial manter o respeito pelo cliente, dando a ele a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas. Durante o atendimento, é importante evitar fazer interrupções enquanto o consumidor fala e sempre demonstrar interesse pelo que ele tem a dizer. Os atendentes e vendedores precisam deixar o estresse e a falta de paciência distantes do atendimento ao consumidor.

\r\n

Mantenha a transparência

\r\n

Em toda relação, inclusive na selada com o cliente, é importantíssimo manter a transparência e a honestidade. Durante o atendimento, o profissional precisa ser sincero e não omitir informações sobre os produtos ou serviços, condições de pagamento, prazos de entrega e trocas, por exemplo. Esse deve ser um comportamento internalizado em toda a empresa, evitando desgastes na relação com o cliente e dando a ele mais confiança para voltar a comprar da companhia.

\r\n

Mantenha a equipe treinada

\r\n

Para conquistar novos clientes e fidelizar os consumidores atuais, é preciso ter uma equipe bem capacitada para exercer essa importante e estratégica função.

\r\n

Os atendentes e vendedores devem proporcionar ao cliente um tratamento humanizado e cordial, demostrando terem total conhecimento sobre o produto ou serviço comercializado pela companhia.

\r\n

Os treinamentos focados em técnicas de atendimento em call center, relacionamento com o cliente e televendas são ótimos para reciclar e aprimorar os serviços prestados, potencializando a qualidade no atendimento ao cliente.

\r\n

Proporcione uma experiência inesquecível

\r\n

Como abordado anteriormente, os consumidores atuais são exigentes e estão de olho em diversos processos que envolvem o ato da compra, sendo que em boa parte das situações o atendimento é o principal item avaliado.

\r\n

Desse modo, é interessante promover ações que superem as expectativas dos consumidores, um diferencial importante tanto para o processo de prospecção quanto para a retenção de consumidores. A qualidade no atendimento ao cliente tem que ir além do esperado, oferecendo facilidades, como rapidez e relacionamento personalizado, que certamente proporcionarão uma experiência inesquecível ao cliente, dando um passo importante para que ele volte a fazer negócio com a empresa.

\r\n

Assista o Vídeo Aonde eu comento o Artigo Acima

\r\n\r\n

Essas são algumas dicas que ajudam a aprimorar o serviço de atendimento ao consumidor de qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento. Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre a importância da qualidade no atendimento ao cliente, compartilhe-a conosco nos comentários!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação