Principais canais para suporte ao cliente

4 minutos para ler

Já que vivemos em uma era onde o desenvolvimento tecnológico cresce de forma substancial em nosso dia a dia, surgem ferramentas e métodos comunicativos mais práticos, facilitando ainda mais a relação entre cliente e empresa. E nesse quesito, podemos perceber as diversas possibilidades de canais para prestar serviços de suporte ao cliente, uma vez que a relação com seu cliente não termina no ato da compra. É preciso prestar um serviço contínuo!

Quer saber como escolher os melhores canais para prestar suporte aos seus clientes? Confira o nosso post até o final e veja 4 canais principais de comunicação nos contextos atuais.

1. WhatsApp

O WhatsApp está praticamente presente em 99% dos celulares em território nacional. Logo, percebemos que o seu uso tem aumentado cada vez mais, especialmente depois das complicações geradas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que se gerou em março de 2020.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Mobile Time, o volume de mensagens trocadas entre consumidores e empresas através desse app cresceu para 251% só no primeiro trimestre de 2021. Assim, percebemos que o crescimento do tráfego acabou impulsionando essa ação, sobretudo em negócios de micro e pequenas empresas.

Logo, o diferencial positivo de utilizar o WhatsApp como canal de suporte, é o fato de que ele promove uma rapidez em respostas, bem como um tom menos robotizado e mais humanizado na comunicação — cujas características são essenciais no processo de relacionamento e comunicação entre marca e cliente.

2. Telefones

Mesmo com tantas inovações mercadológicas nos contextos atuais, diversas empresas ainda percebem os incríveis benefícios dos telefones para contato. Afinal, não é todo mundo que está por dentro das novidades tecnológicas de atendimento, preferindo optar pelos modelos mais convencionais.

Logo, uma das principais vantagens do telefone como investimento em suporte, é sua acessibilidade, uma vez que consegue agilizar demandas mais urgentes e consegue contribuir com uma experiência mais humana com os clientes.

3. Chat

Diferentemente dos usuários que não estão por dentro de tecnologias, existem aqueles que são totalmente contrários, e sempre tendem a preferir entrar em contato por meios mais práticos. Um exemplo disso é o chat, que não necessita de um contato por voz, e sim apenas algumas digitações para resolver o problema em questão.

Em geral, os chats estão disponíveis tanto no próprio site da empresa, quanto em aplicativos. Mesmo que existam recursos automatizados, como é o caso de mensagens gravadas, ainda assim é possível conversar com consultores, a fim de obter uma conversa humanizada e com rapidez para resolver o problema. Sem contar que o chat pode ser acessado em qualquer horário do dia — de acordo com critérios de horário comercial da empresa.

4. Redes sociais

Não menos importante do que os itens citados acima, é a oportunidade de prestar suporte através das redes sociais. Chats do Facebook, DMs no Instagram e mensagens no Twitter, por exemplo, são só mais alguns dos benefícios da comunicação.

Cada rede social tende a possuir um público mais distinto, e logo, nada mais estratégico do que garantir uma presença digital nas redes sociais para fomentar a experiência Omnichannel para seus clientes, e assim, tornar o contato ainda mais acessível.

Gostou das dicas? Agora que você já conhece os principais canais para suporte ao cliente, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto?

Para mais dicas de Televendas, atendimento, gestão de call center/televendas ou CURSOS Clique no link abaixo:
https://linktr.ee/reynaldo.garcia/

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação