Principais técnicas de suporte e atendimento

4 minutos para ler

Hoje o cliente sabe que tem diversas opções. Quando compra um carro, quando escolhe o provedor de internet até mesmo quando pega um detergente na prateleira do supermercado, o consumidor sabe que tem um leque de opções dentre as quais escolher.

Isso tornou o consumidor mais exigente, mais consciente e também mais difícil de agradar. E quem trabalha com suporte e atendimento sabe que geralmente está lidando com dores e, portanto, tomando aqui a liberdade de uma descontração, o atendente tenha algo de psicólogo e precise abrir mão de algumas técnicas para lidar com elas.

A seguir, conheça as principais técnicas de suporte e atendimento.

O que são técnicas de suporte e atendimento?

Todo cliente que tem um problema quer ter seu problema resolvido ou dúvida esclarecida de forma eficiente e rápida. E técnicas de suporte e atendimento são métodos ou estratégias que permitem que equipes se comuniquem de forma mais clara e até mesmo humanizada com ele.

O resultado é que esse consumidor tem uma experiência muito mais positiva com a empresa, o que afeta a visão que compradores podem ter dela. Ou seja, uma das consequências de técnicas de suporte e atendimento é a aproximação de marcas com o público, uma vez que tem um impacto positivo no relacionamento com o cliente.

As principais técnicas de suporte e atendimento

Conheça a empresa e o que ela oferece

Quando for realizar o atendimento, é muito importante ter informação. Conhecimento sobre o que a empresa oferece, sobre quais são os procedimentos, é essencial para um bom atendimento.

Assim sendo, caso o atendente não saiba responder a uma pergunta, há uma grande chance de que um cliente desista do motivo que o levou a ligar. Isso pode significar a desistência de uma compra. Pode significar uma avaliação negativa para a empresa. Pode significar muitas coisas, mas nada bom.

Por isso, conhecimento sobre os serviços é o ideal. Uma forma de manter a consistência é treinar periodicamente sua equipe.

Entenda a dor do cliente

Quando o cliente “chega” ao call center, ele está trazendo uma dor, um problema, algo que o atendente deve compreender e solucionar. E, para isso, ele precisa compreender o que o cliente está buscando.

A melhor forma de atingir isso é conhecendo o que move esse cliente. Então uma técnica de atendimento muito utilizada para verificar as motivações dos clientes é fazer perguntas visando compreender o que o levou até ali.

Nunca interrompa o cliente enquanto ele está falando. Escute atentamente.

Use termos simples

Não use termos muitos técnicos. Muitas vezes o atendente usa termos muitos técnicos, demonstrando superioridade. Não dá para saber se o cliente sabe sobre determinado assunto. Mas também não subestime o conhecimento dele.

Fale claramente

Não fale rápido demais e tenha cuidado com a dicção. Uma comunicação clara, com tom calmo e pausado (sem exageros), é vital para um bom atendimento.

Seja cordial e sereno

Muitas vezes o cliente testa o equilíbrio emocional do atendente de call center. Ele chega frustrado, com um problema e tenta desestabilizar quem está atendendo. O atendente não pode perder a calma.

Em vários casos, é justamente esse cliente, ao ser bem tratado nessa situação de descontrole, que se torna o cliente fiel. Tenha controle da situação, seja cordial e sereno.

Conclusão

Técnicas de suporte e atendimento podem ser um grande diferencial competitivo, uma vez que tornam o atendimento muito mais humanizado e personalizado.

melhor técnica de atendimento do mundo, no entanto, é querer ajudar o seu cliente. Quando você está disposto a ajudar, as outras coisas que estão implícitas nesse contexto vão acontecer.

Gostou do artigo? Para mais dicas de Televendas, atendimento, gestão de call center/televendas ou CURSOS, clique no link abaixo:
https://linktr.ee/reynaldo.garcia/

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação