Provedores de internet: saiba como fazer cobrança por telefone

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Como a sua empresa lida com o processo de cobrança por telefone? Como está o nível de inadimplência entre os seus clientes? Esses questionamentos são essenciais para que as empresas possam garantir o fluxo de pagamento e a entrada de receitas.

Se você tem enfrentado obstáculos nesse processo, está na hora de rever a rotina de trabalho e otimizar os resultados. Por isso, elaboramos esse conteúdo para esclarecer as principais dúvidas e listar dicas para contornar essa situação.

Continue lendo para conhecer todos os detalhes!

Como melhorar a cobrança por telefone?

Revise a régua de cobrança

A régua de cobrança é um mecanismo frequentemente utilizado para garantir que os clientes paguem pelos serviços prestados até o vencimento. Ou seja, o seu objetivo é combater a inadimplência.

Esse processo consiste em mapear todas as etapas e tarefas executadas até o recebimento do pagamento. O primeiro passo é o envio de lembretes, o que pode ser feito por e-mail ou pelo envio de SMS no celular.

No decorrer do tempo, será necessário entrar em contato por telefone para auxiliar no recebimento do pagamento atrasado. O atendente é responsável por explicar as regras e avisar sobre a cobrança de juros.

Permita a negociação da dívida

Se a sua empresa está lidando com clientes que não cumprem as regras de pagamento pode ser necessário negociar condições diferenciadas para a quitação. Geralmente, esse contato é feito pela equipe de cobrança para determinar as causas do atraso e qual é a expectativa de pagamento.

Para os clientes que não se enquadram nessa situação é possível:

• isentar a cobrança de juros;

• parcelar o valor devido;

• oferecer descontos.

Todas essas táticas são utilizadas para recuperar parte do valor em atraso, afinal favorece as finanças da empresa e reduz as perdas.

Simplifique o processo de pagamento

Boletos atrasados podem ter diversas causas desde problemas de entrega da correspondência ou por falta de fundos do cliente. Mas é o seu dever como provedor de internet tornar esse processo o mais acessível possível.

Por isso, é importante rever quais são os métodos de pagamento disponíveis. Uma das opções que podem ser adotadas é o pagamento via cartão de crédito, utilizando um sistema de processamento de assinaturas.

Além disso, o boleto de pagamento pode ser enviado por e-mail acompanhado de lembretes periódicos sobre a data de vencimento. A criação do Pix também representa um avanço para as empresas que podem emitir um QR Code e, com isso, recebem o pagamento de forma instantânea. Portanto, avalie a melhor alternativa de acordo com a sua estratégia.

Crie um atendimento de pós-venda

É importante ressaltar que a inadimplência pode ser causada por que o cliente está insatisfeito com os serviços prestados. Por isso, uma das formas de ter as suas demandas é por meio da retenção do pagamento.

Por isso, é recomendado focar no atendimento pós-venda com o intuito de solucionar problemas e prestar suporte quando necessário.

Por fim, devemos ressaltar a importância de dedicar tempo planejando a experiência do cliente para prevenir eventuais problemas com pagamento. Avalie como é possível aprimorar os processos para atingir a tão sonhada satisfação do consumidor.

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