Como a sua empresa lida com o processo de cobrança por telefone? Como está o nível de inadimplência entre os seus clientes? Esses questionamentos são essenciais para que as empresas possam garantir o fluxo de pagamento e a entrada de receitas.
Se você tem enfrentado obstáculos nesse processo, está na hora de rever a rotina de trabalho e otimizar os resultados. Por isso, elaboramos esse conteúdo para esclarecer as principais dúvidas e listar dicas para contornar essa situação.
Continue lendo para conhecer todos os detalhes!
Como melhorar a cobrança por telefone?
Revise a régua de cobrança
A régua de cobrança é um mecanismo frequentemente utilizado para garantir que os clientes paguem pelos serviços prestados até o vencimento. Ou seja, o seu objetivo é combater a inadimplência.
Esse processo consiste em mapear todas as etapas e tarefas executadas até o recebimento do pagamento. O primeiro passo é o envio de lembretes, o que pode ser feito por e-mail ou pelo envio de SMS no celular.
No decorrer do tempo, será necessário entrar em contato por telefone para auxiliar no recebimento do pagamento atrasado. O atendente é responsável por explicar as regras e avisar sobre a cobrança de juros.
Permita a negociação da dívida
Se a sua empresa está lidando com clientes que não cumprem as regras de pagamento pode ser necessário negociar condições diferenciadas para a quitação. Geralmente, esse contato é feito pela equipe de cobrança para determinar as causas do atraso e qual é a expectativa de pagamento.
Para os clientes que não se enquadram nessa situação é possível:
• isentar a cobrança de juros;
• parcelar o valor devido;
• oferecer descontos.
Todas essas táticas são utilizadas para recuperar parte do valor em atraso, afinal favorece as finanças da empresa e reduz as perdas.
Simplifique o processo de pagamento
Boletos atrasados podem ter diversas causas desde problemas de entrega da correspondência ou por falta de fundos do cliente. Mas é o seu dever como provedor de internet tornar esse processo o mais acessível possível.
Por isso, é importante rever quais são os métodos de pagamento disponíveis. Uma das opções que podem ser adotadas é o pagamento via cartão de crédito, utilizando um sistema de processamento de assinaturas.
Além disso, o boleto de pagamento pode ser enviado por e-mail acompanhado de lembretes periódicos sobre a data de vencimento. A criação do Pix também representa um avanço para as empresas que podem emitir um QR Code e, com isso, recebem o pagamento de forma instantânea. Portanto, avalie a melhor alternativa de acordo com a sua estratégia.
Crie um atendimento de pós-venda
É importante ressaltar que a inadimplência pode ser causada por que o cliente está insatisfeito com os serviços prestados. Por isso, uma das formas de ter as suas demandas é por meio da retenção do pagamento.
Por isso, é recomendado focar no atendimento pós-venda com o intuito de solucionar problemas e prestar suporte quando necessário.
Por fim, devemos ressaltar a importância de dedicar tempo planejando a experiência do cliente para prevenir eventuais problemas com pagamento. Avalie como é possível aprimorar os processos para atingir a tão sonhada satisfação do consumidor.
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