Quais as tendências e o que podemos esperar no futuro do Pabx

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Como você sabe, o PABX está bem longe de ser um sistema de transferência de chamadas. Mas em um mundo cada vez mais abraçado por mudanças tecnológicas velozes, qual será o futuro do PABX? Se você pretende montar um call center ou é gestor de um e nunca pensou no assunto, deveria.

Afinal, um dos segredos atuais das grandes empresas (aquelas verdadeiramente bem-sucedidas) é a sintonia com as transformações tecnológicas recentes. Independente do segmento, inclusive, o foco deve recair sobre o que vem por aí nos próximos anos. A capacidade de se antecipar a algumas tendências gera, entre outras coisas, maior potencial de competitividade perante a concorrência.

Com esses aspectos em vista, nós abordaremos como será o futuro do PABX, de 2020 em diante. Acompanhe!

Aprofundamento da utilização da nuvem

Mesmo que você desconheça totalmente a existência do chamado PABX virtual, deve estar inteirado sobre a nuvem. Essa versão virtual do PABX é justamente baseada na adoção da infraestrutura típica da cloud computing. Como nas demais áreas que adotam a nuvem, uma das consequências consiste na inutilização de dispositivos físicos.

Fato é que uma das tendências do futuro do PABX é a intensificação do uso da nuvem. De forma mais rápida ou lenta, muitas organizações ao redor do mundo indicam uma propensão ao enxugamento de suas infraestruturas.

Seja para facilitar a gestão ou para economizar recursos financeiros, a tática faz todo o sentido. Além disso, ela dialoga diretamente com uma tendência universal de adesão ao virtual, em detrimento do físico. No caso do PABX, as empresas que dependem do sistema tendem a utilizar as versões mais dinâmicas e econômicas.

Em termos financeiros, a empresa poupa gastos de energia elétrica gerados pelo consumo do próprio equipamento de PABX. Além disso, há um ganho de espaço, detalhe extremamente importante, essencialmente para quem tem um pequeno negócio.

Naturalmente, você também deve ficar atento às outras vantagens, que explicam o domínio da nuvem no futuro do PABX:

  • Detalhamento de todas as chamadas em um relatório centralizado;
  • Registro de dados em servidores virtuais, os quais podem ser acessados mediante autorização;
  • Maior segurança dos dados gravados, basta se lembrar da forte estrutura da rede de segurança dos servidores da nuvem.

Maior integridade com a URA

Outro aspecto que fará parte do futuro do PABX é a maior integração entre esse sistema e a URA (Unidade de Resposta Audível). Essa evolução simplesmente acompanha o que já vem ocorrendo em variadas empresas: a aceleração da implantação da automação de processos.

Cada vez mais autônomos, os dispositivos serão projetados para encontrar soluções rapidamente sem a ajuda de um funcionário. Ao projetar essa realidade em um call center, isso é ilustrado pela presença de uma URA mais ágil e efetiva.

Ao ligar para um contact center, o cliente se surpreenderá com a capacidade de a URA identificar o real motivo da chamada. Na prática, tanto as soluções fornecidas pelo atendimento eletrônico quanto a necessidade de transferência de chamadas serão consideravelmente mais precisas.

O resultado final se traduz no aumento da satisfação por parte dos clientes, e em economia de tempo com relação aos colaboradores. Interessante, não? Mas é só o começo!

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