Quais são os tipos de atendimento ao cliente? Conheça aqui

3 minutos para ler

Atender o cliente é uma verdadeira arte, não é verdade? Ao contrário do que muitos pensam, o atendimento não serve apenas para questões objetivas, como tirar dúvidas do consumidor ou realizar uma venda, por exemplo.

Na verdade, essa também é uma oportunidade para que a empresa mostre um pouco do que ela é. Atendimento, portanto, está intimamente ligado à construção de uma marca.

É justamente por esse motivo que devemos sempre desenvolver o melhor tipo de atendimento possível para o consumidor. Para isso, é importante levar em consideração quais são os tipos de atendimento ao cliente que estão disponíveis. É esse o assunto que vamos abordar neste post, então confira a seguir tudo o que precisa saber!

1. Presencial no PDV

Esse é o tipo de atendimento mais clássico. Acontece quando o cliente entra em contato diretamente com os vendedores da empresa. Nesse ponto, é importante ficar atento, pois o treinamento dos colaboradores pode fazer toda a diferença para garantir a satisfação do consumidor.

Basicamente, são três os tipos de treinamentos que precisam ser realizados: o treinamento de produto, o treinamento técnico e o treinamento comportamental. Embora seja indicado empenhar nos três tipos, os atendentes de lojas físicas precisam focar no último, pois é imprescindível refletir os valores da empresa.

2. E-mail

O atendimento realizado por e-mail, por outro lado, é essencial para trabalharmos no pós-venda. Com ele, nós podemos acompanhar a satisfação do cliente ou estabelecer um canal de comunicação para dúvidas ou queixas.

Esse é um tipo de atendimento indispensável para o e-commerce, já que o cliente não pode retornar para o PDV para receber o atendimento, não é verdade?

3. Call Center

Definitivamente, um dos canais de atendimento mais indispensáveis para as empresas, válido tanto para aquelas que focam no e-commerce, quanto para o comércio de loja física. O atendimento telefônico pode ser uma excelente maneira para garantir a satisfação do cliente.

Podemos usar o call center de maneira ativa ou receptiva. No primeiro caso, estamos falando de ações como as vendas. Por outro lado, o call center receptivo pode ser utilizado para trabalhar no relacionamento e na satisfação do cliente.

4. Chat

O chat, normalmente, é uma opção que está disponível dentro do site da empresa. A ideia é fazermos um contato automático junto ao cliente, que é continuado por um atendente real — caso ele reaja à mensagem inicial.

Também é muito recomendado para aqueles que atuam no e-commerce, e pode ser uma excelente maneira para garantirmos resultados já no primeiro contato com o cliente.

5. Redes sociais

Por fim, temos uma das novidades no quesito atendimento ao cliente. Estamos falando das redes sociais. Ferramentas como o Facebook, por exemplo, permitem um contato facilitado com o cliente por meio do chat.

Algumas empresas realizam atendimento via Facebook e conseguem muito sucesso com a iniciativa. É o caso de restaurantes que aceitam pedidos pelo chat da ferramenta, por exemplo.

Gostou do nosso post sobre quais são os tipos de atendimento ao cliente? Então que tal conferir como escolher um bom serviço de telemarketing?

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação