Saiba como aplicar atendimento humanizado no call center

4 minutos para ler

Todos os dias as pessoas recebem ligações de empresas dos mais variados segmentos. No entanto, muitas vezes, o contato não é feito de modo amistoso, o que gera uma pré-disposição negativa de grande parte dos consumidores.

A qualidade do tratamento dado ao cliente é essencial para que ele feche um negócio. Portanto, investir em um atendimento humanizado é primordial para que até o público mais exigente tenha uma experiência que o deixe encantado.

Atualmente, o cliente não quer só realizar uma compra, mas também passar por uma vivência de satisfação que lhe dê certeza sobre a escolha de marca.

Humanizar não quer dizer acabar com a utilização da tecnologia. É preciso fazer com que as ferramentas digitais e os seres humanos trabalhem em harmonia para que o consumidor seja atendido de forma gentil, ágil e assertiva.

Este artigo foi elaborado para quem tem interesse em saber tudo sobre atendimento humanizado e, claro, colocar o conceito em prática na companhia.

Boa leitura!

O que é atendimento humanizado?

Esta prática consiste em oferecer um comportamento atencioso e que visa resolver os transtornos dos consumidores com empatia. O diálogo deve ser sempre respeitoso, de maneira com que a pessoa se sinta ouvida e valorizada.
Em um mercado cada vez mais competitivo, qualquer deslize é o suficiente para que o cliente vire as costas e entre em contato com a empresa adversária.
Um suporte amigável consegue transformar a comunicação entre cliente e empresa em algo humano, longe dos processos robotizados que desvalorizam o cliente.
Esse método foca nas necessidades específicas de cada indivíduo. O atendimento precisa ser feito de modo rápido, assertivo e amável. Esta é uma experiência positiva que faz o cliente fechar um negócio e divulgar gratuitamente a empresa por meio de elogios boca-a-boca e nas redes sociais.
É preciso treinar a equipe para que seja capaz de lidar com as emoções dos clientes. O atendimento humanizado tem capacidade de desenvolver uma relação mais próxima e reverter sentimentos negativos em chances de negócio.

Características do atendimento humanizado

Para que esta metodologia funcione, alguns itens devem ser cumpridos com rigor. Todos eles têm potencial para ajudar a estreitar os laços entre cliente e empresa. Confira as principais características do atendimento humanizado:

Empatia

Se colocar no lugar de outra pessoa é essencial para tentar entender o que o outro pensa e sente. Ao colocar isso em prática, é possível melhorar o atendimento de forma a entender e ajudar, e não só dar resposta automáticas.

Chame o cliente pelo nome

Esse item integra o atendimento humanizado, que tem o objetivo de ser personalizado, pois leva em conta a singularidade de cada pessoa. Usar o nome do cliente ajuda o desenvolvimento de um vínculo positivo e satisfatório.

Esqueça as padronizações

Uma das melhores dicas para o atendimento humanizado é o abandono de respostas prontas ou roteiros padronizados. O consumidor percebe quando o atendente não o ouve, mas somente reproduz frases previamente decoradas.

Boa comunicação

Ter uma boa capacidade de expressão é essencial para falar com o cliente. A linguagem deve ser clara e objetiva. É indicada a utilização de um vocabulário compreensível, transmitido por meio de uma pronúncia tranquila e confiante.

Saiba mais

Acesse o site e tenha mais informações preciosas para melhorar a gestão de sua empresa.

Gostou do artigo? Para mais dicas de Televendas, atendimento, gestão de call center/televendas ou cursos, clique no link abaixo:
https://linktr.ee/reynaldo.garcia/

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação