Saiba como a instalação de um Pabx pode automatizar as tarefas da sua empresa

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A implementação de um sistema PABX é uma solução eficiente para demandas crescentes nos serviços de comunicação interna de uma empresa. O sistema PABX é uma rede de telefonia privada, que permite a conexão entre distintos ramais dentro da empresa. Além de melhorar a comunicação, a presença do PABX ajuda na organização, no atendimento aos clientes e na redução de custos com telefonia convencional.

A automatização é uma das vantagens da instalação de um sistema PABX, em especial o virtual. Num call center, por exemplo, é possível agilizar o atendimento aos clientes de maneira simples, criando um serviço de autoatendimento ou de encaminhamento, e estes são apenas alguns exemplos.

Conheça, a seguir, os benefícios de possuir um sistema PABX em sua empresa:

Tipos de PABX

Há sistemas distintos de PABX, dos mais antigos aos mais recentes. O analógico e o digital, por exemplo, requerem infraestrutura própria dentro da empresa, como cabos e terminais, e manutenção constante.

O PABX IP, por sua vez, é mais moderno, e permite a conexão de distintos dispositivos dentro da mesma rede além de telefones comuns, como celulares e notebooks.

Esta conexão feita pela internet é chamada de VoIP, ou Voz sobre IP. Um centro de processamento de dados é necessário, mas a manutenção remota reduz os custos em comparação com os sistemas mais antigos.

Para empresas que já possuem sistemas antigos, é possível atualizá-lo para um sistema híbrido, que faz uso de elementos dos três sistemas – analógico, digital e IP – e se adapta à necessidade momentânea utilizando o melhor recurso de cada sistema para o serviço em uso.

Para empresas que buscam o que há de mais moderno, o sistema PABX Virtual é a melhor opção. Apesar de possuírem basicamente os mesmos recursos, sua diferença em relação ao PABX IP é o fato de não fazer uso de um centro de processamento de dados. Ele funciona inteiramente por meio da nuvem, ou seja, em servidores externos. Isto reduz os custos com investimento e manutenção, além de poupar espaço dentro da empresa.

PABX e automatização

Há vários recursos do PABX que auxiliam na automatização. O uso de atendimento eletrônico, por exemplo, é útil na hora de direcionar as ligações que a empresa recebe de maneira eficiente. Ao fazer a chamada, o cliente irá escutar uma mensagem de boas vindas e serão dadas diferentes opções.

É possível eliminar totalmente a necessidade de um atendente em alguns casos, pois a presença de um menu de serviços automatizados permite que alguns serviços sejam realizados durante o atendimento automático, como a solicitação de uma segunda vida. A inserção de gravações é outro benefício, informando ao cliente os horários de funcionamento ou outros telefones de contato.

Os sistemas mais recentes também possibilitam que o gestor reúna informações sobre a utilização do sistema, como dados sobre as chamadas recebidas e duração, de maneira simples. Com estes dados em mãos, o gestor é capaz de melhorar o serviço. Ligações longas ou recorrentes pode ser sinal de possíveis pontos a melhorar em uma equipe ou em um colaborador da empresa.

Para quem não quer ficar para trás, contar com um sistema PABX em sua empresa faz toda a diferença.30

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