Saiba como lidar com metas não alcançadas no call center

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Uma das coisas mais importantes para conquistar um bom desempenho comercial é definir metas para as vendas de uma empresa. Com elas em mente, fica muito mais simples compreender o que deve ser feito para liderar um time de call center ao sucesso.

Mesmo assim é preciso ter em mente que nem sempre as metas serão batidas. Mesmo que tudo aponte para um bom resultado, a equipe pode não conseguir conquistar o objetivo final.

É óbvio que nenhuma empresa ou mesmo a equipe deseja que esta situação se torne verdade. No entanto, ela pode ocorrer e é necessário encarar a situação da forma correta para poder dar a volta por cima mais tarde. Desta maneira, é possível reduzir as chances dos problemas acontecerem novamente.

Para ajudar sua equipe de call center a lidar melhor com as metas de vendas não alcançadas, seguem algumas sugestões do que se pode fazer para que o problema não se repita.

Aprendendo com o cenário das metas não alcançadas

Quando uma equipe de call center não consegue atingir a meta comercial desejada, é muito normal que todos se sintam frustrados. Mas isto não levará a nada. A forma como sua equipe irá lidar com o que aconteceu determina a vontade e a maturidade da mesma.

Neste caso, é fundamental aprender com o cenário. Sua equipe precisa estar disposta a isso. Quando se assume o problema, é muito mais fácil evitar que ele se repita. Buscar desculpas ou fingir que nada aconteceu não ajuda sua equipe de call center a entender e aprender com os erros.

Sendo assim, o ideal é estar disposto a analisar profundamente o desempenho, para que se possa entender exatamente o que aconteceu. Quais foram as atitudes que levaram ao cenário negativo? Identificado os acertos, as questões de mercado e os erros, fica muito mais fácil aprender com eles e antecipar-se a problemas futuros.

Revisão do processo com toda a equipe

É preciso fazer uma retrospectiva do problema, como uma fase do processo de melhoria. Assim, é verificado tudo aquilo que não deu certo ou não ocorreu conforme foi planejado. Para que o aprendizado seja coletivo, o ideal é executar todo o processo com o apoio de sua equipe de call center.

Avalie tudo aquilo que não foi alcançado, com base em tudo o que foi planejado, e verifique quais as relações entre estes dados. Outra coisa importante a ser feita é um brainstorming, onde cada um dos participantes possa indicar os motivos possíveis pelos quais suas metas não foram atingidas. Foque sempre na causa e não no indivíduo.

Crie novas metas realistas

A definição de metas necessita de muito cuidado. Por mais que os objetivos sejam grandes e desafiadores, é preciso não tirar os pés do chão. Se as metas são números inatingíveis, o efeito na equipe pode ser a falta de motivação, tensão e perda de desempenho. Por isso que é preciso estudar o mercado para entender quais metas devem ser propostas à sua equipe de call center, readequando-as às antigas que não funcionaram.

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