Saiba como motivar bem equipes de call center!

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Não é incomum que algumas empresas invistam em suas estruturas ou aumentem o quadro de funcionários quando buscam melhores resultados no call center, mas, ao mesmo tempo, desconheçam que saber como motivar equipes pode ser a solução mais inteligente.

É o mesmo que investir em um carro com motor muito potente, mas não usar o combustível adequado. Ele nunca renderá todo o seu potencial, assim como um call center com tecnologia de ponta e funcionários desmotivados.

Neste post, elencamos 5 estratégias para motivação de equipes de call center que são realmente efetivas. Se o seu call center está precisando de um novo combustível motivacional, sua resposta está aqui!

Dê um propósito e valorize a força de trabalho

Um operador que se sente valorizado e parte essencial para o sucesso de um projeto, é muito mais produtivo e comprometido com a empresa.

É preciso demonstrar consideração e valorizar a força de trabalho dos profissionais do call center, seja oferecendo oportunidades de crescimento, envolvendo-os no desenvolvimento de treinamentos ou dando mais autonomia na resolução de demandas dos clientes.

Além disso, traçar uma meta geral e envolver a equipe na busca desses resultados é uma maneira de motivá-los a melhorarem suas performances e manterem-se unidos.

Veja o call center como um celeiro de talentos

Outra maneira de valorizar o time do call center é criar calendários de treinamentos e desenvolvimento profissional que favoreçam suas atividades atuais e, ao mesmo tempo, sejam passíveis de serem aproveitadas em outras áreas.

Entre suas consequências é possível identificar uma melhora imediata do atendimento e a capacitação dos operadores para outras funções, o que permite que talentos profissionais sejam retidos e aproveitados em recrutamentos internos.

Quando a perspectiva de crescimento fica clara, o nível motivacional fica muito mais latente.

Crie um programa de incentivo envolvente

Estipular metas individuais e por equipe também pode ajudar na motivação das equipes.

Elas fazem com que os atendentes estejam sempre buscando suas melhores performances e também que a equipe esteja em sintonia e unida para conquistar as premiações ofertadas.

Tais premiações, inclusive, podem ser flexíveis, permitindo que os ganhadores tenham duas ou mais opções para escolherem a recompensa mais compatível com suas necessidades e desejos.

Cultive a cultura de dar e receber feedbacks

Fechando o ciclo do desenvolvimento profissional, oferecer feedbacks é muito válido para que os atendentes compreendam quais são seus principais pontos de desenvolvimento.

Essa preocupação demonstra que a empresa também se preocupa com a evolução profissional do operador, estreitando o relacionamento entre eles.

Também tem grandes efeitos motivacionais pedir a equipe feedbacks sobre regras da empresa, seus superiores e demais temas que se relacionem com sua rotina de trabalho.

Isso demonstra, além de tudo, que a opinião dos operadores é necessária e respeitada dentro da empresa.

Pergunte-se sempre como motivar equipes de forma inovadora

Assim como os profissionais evoluem e as ferramentas e recursos do call center mudam ao longo do tempo, a forma de motivar uma equipe também.

A fórmula de motivação que obteve grande sucesso no passado pode não ter o mesmo resultado se novamente aplicada, pois estará tratando com pessoas diferentes e em ambientes de trabalho variados.

Buscar consultorias e profissionais que possam auxiliar e encontrar soluções inovadoras de motivação para a realidade do call center é muito importante para o sucesso da operação.

Em outras palavras, saber como motivar equipes é um conhecimento que precisa estar em constante evolução e faz parte das obrigações dos gestores do call center.

Além de reduzir o absenteísmo, encontrar talentos profissionais, saber como motivar equipes também pode fazer com que a produtividade da equipe seja potencializada. Quer saber como? Então continue sua leitura descobrindo como a gestão de pessoas impacta no aumento de produtividade!

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