Saiba como o call center evoluiu ao longo dos anos

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O Call Center surgiu de uma das áreas mais importantes da empresa: a de comunicação com o cliente. Por que uma das mais importantes? Bom, o cliente é quem, definitivamente, vai vender o seu produto. É ele quem vai fidelizar a sua marca. Caso goste do que você está vendendo e a forma como é tratado, vai falar bem para outras pessoas.

Logo, o atendimento é uma parte significativa e precisa de total importância. Sem bom atendimento e sem cliente, não existe empresa que sobreviva.

Com a crise do petróleo nos anos 80, foi necessário que ocorressem algumas mudanças em relação às visitas presenciais que eram feitas aos clientes por conta da escassez do combustível. Isso fez com que o atendimento por telefone crescesse muito.

A seguir, descubra como o call center evoluiu ao longo dos anos.

O telemarketing

O telemarketing é uma estratégia de venda dos produtos e divulgação dos mesmos à distância, pelo telefone. Com toda a crise do Petróleo nos anos 1980, o telemarketing passou a ser muito mais usado, e foi a partir do retorno dessas vendas que as empresas ganharam um novo terreno para investir justamente nesse retorno.

SACs

Foi a partir da Lei de Defesa do Consumidor, em 1992, que implantaram o serviço de atendimento ao consumidor (SAC). A principal função dos SACs nessa época era evitar problemas com o PROCON.

Contudo, o atendimento era precário, com pessoas pouco qualificadas e grande insatisfação por parte dos clientes. E a demora para resolver as solicitações também era muito maior.

O Call Center

A qualidade nos serviços foi melhorando de acordo com o crescimento da concorrência e com a percepção das empresas da importância de um canal direto com o cliente. O perfil do consumidor também mudou ao longo dos anos, ele se tornou mais exigente e consciente, eles passaram a perceber quais empresas garantiam bom atendimento e bons produtos. Além disso, com a evolução da tecnologia tornou-se mais barato trabalhar com call centers.

Os hoje chamados Contact Center vão além das ligações. Graças à internet, o cliente consegue entrar em contado de várias maneiras, por chat, pelo Instagram, por formulários, Facebook, Twitter etc. Isso tudo fez crescer a vontade de contatar as marcas, até para dar apenas um bom feedback.

Afinal, nem sempre o cliente tem algum problema ou reclamação, mas a facilidade e a proximidade que a internet trouxe para os Contact Centers foi muito grande. Eles se tornaram um grande e forte canal de comunicação com o cliente.

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Nesse ínterim de duas décadas, mais de 50 empresas foram atendidas, tendo suas vendas turbinadas e potencializando suas performances perante o público, o que trouxe um resultado positivo para todos, como até mesmo a recuperação de créditos.

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