Saiba os cuidados que devem existir com a saúde dos operadores de call center
O setor de telemarketing está presente em praticamente todas as empresas, atuando na venda de produtos/serviços e no atendimento ao cliente. A rotina de trabalho dos profissionais dessa área é, muitas vezes, cansativa e estressante, já que atuam sempre sentados –sem se locomover –, usam por horas o headset e, ainda, trabalham com a voz.
Além disso, a saúde mental dos operadores de call center é também posta à prova, uma vez que ouvem diariamente reclamações ou não são bem tratados por quem está do outro lado da linha.
Com o tempo isso pode gerar inúmeros problemas para a vida e saúde dos funcionários, que não serão perceptíveis inicialmente, mas, com a repetição diária, poderão surgir rapidamente.
Para resguardar a saúde dos trabalhadores que atuam nesse setor, as empresas devem se adequar às condições de trabalho e ambiente dispostas na portaria 9/2007 da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), ao Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e a NR 17, que estabelece regras para o trabalho de telemarketing.
Separamos alguns tópicos importantes relacionados aos cuidados com os operadores de contact center, confira:
Ambiente de Trabalho
O local de trabalho deve possuir boa iluminação, mas os monitores não podem conter sinais de ofuscamento, tampouco reflexos que dificultem seu uso. Para reduzir o ruído entre as cabines de atendimento, recomenda-se a distância mínima de 1,5². Além disso, para diminuir o estresse, o espaço deve estar organizado, monitores ajustados a 50 cm da faixa dos olhos, bem como a mesa ter espaço para descanso dos braços.
Voz
Recurso utilizado durante todo o tempo de trabalho, a voz necessita de muito cuidado para que não sofra desgaste. Fonoaudiólogos recomendam que a garganta seja hidratada frequentemente para aliviar os efeitos, também é sugerido pingar algumas gotas de limão na água no sentido de liberar mais saliva e minimizar a sensação de boca seca.
Ruídos
Os níveis de ruído os quais operadores de call center são expostos variam de 65dB(A) a 88dB(A), entretanto, a NR17 determina que o nível deve ser de, no máximo, 65dB.
Por isso, as empresas precisam estar atentas às condições de trabalho a fim de não comprometerem a saúde dos funcionários. Assim, os equipamentos devem estar em bons estados e configurados no volume adequado, a posição do fone deve ser trocada a cada duas horas para não prejudicar a saúde auricular, além de realizar limpeza periódica.
Posição
Como os profissionais de telemarketing passam muitas horas sentados é importante tomar alguns cuidados em busca de evitar problemas musculares nas pernas, circulatórios, na articulação dos joelhos, bem como pressão vascular no antebraço, punho e cotovelo.
É importante também, como já mencionado, que exista ambiente organizado, com espaço entre o teclado e a borda da mesa para apoiar os punhos e antebraço, além da postura correta e pés apoiados no chão.
Pausas
As pausas são fundamentais para que os operários de call center possam se levantar, caminhar, mudar de posição e aliviar um pouco o estresse. Ainda devem ser utilizadas para treinamentos de ginástica laboral, tão necessário na prevenção de problemas ergonômicos.