Saiba quais as principais dúvidas que existem sobre como implantar um telemarketing

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A implementação de um telemarketing ainda pode ser bem vantajosa para as empresas, quando feita da maneira correta. Com a popularização das plataformas digitais, esse processo ficou mais desafiador, mas podendo ser ainda bem positivo. Por isso, conheça quais são as principais dúvidas que existem sobre como implementar um telemarketing.

Entendendo o tipo de operação

A primeira dúvida é qual o tipo de operação e a estrutura ideal para comportá-lo. De maneira geral, existem três tipos de operações de telemarketing: as receptivas, as ativas e as híbridas.

Elas podem variar de acordo com o tipo de empresa e seu objetivo, podendo ser um SAC, um canal de televendas, uma forma de pós-venda ou até mesmo uma ouvidoria. Seja qual for o caso, o importante é garantir que exista um “casamento” entre os objetivos da empresa e o tipo de telemarketing que irá ser executado. Além disso, evidentemente, é necessário que a estrutura seja capaz de comportar este objetivo.

Com isso, é possível avaliar o segundo ponto de maior dúvida, que é sobre a infraestrutura necessária para implementar a operação. Essa categoria cobre questões desde o espaço físico para o conforto e bem-estar dos profissionais, como a iluminação e a ergonomia do local, até os equipamentos que serão usados, como o PABX. Por fim, neste ponto ainda é importante avaliar qual é o peso e o trabalho da gestão no processo.

Como implementar o serviço?

O outro grande ponto em que as dúvidas se dividem é na implementação do serviço em si. Por exemplo, quais são as estratégias de relacionamento que irão ser implementadas ao abordar ou atender o cliente? Conhecer o perfil do público e a forma como ele prefere ser abordado pode trazer muito valor para o seu telemarketing e aumentar bastante as chances de ele ser positivo.

Além disso, é preciso pensar bem no fluxo de serviço. Uma dúvida comum é saber como é o caminho do cliente pelo telemarketing e qual é a forma de fazer com que ele avance de maneira mais natural e eficiente. Uma ótima dica é fornecer informações aos colaboradores, para que eles possam reconhecer os padrões de perguntas e respostas para os serviços oferecidos.

Para a gestão, é importante fazer o controle deste processo. Por isso, devem ser definidas métricas, e elas devem estar claras para todos, para medir a eficiência de cada atendimento. Tempo de ligação e uma avaliação positiva do público são duas ótimas medidas de desempenho.

Por fim, chegamos a mais um ponto que gera bastante dúvida, que são os próprios colaboradores. Ao esclarecer todos os pontos, fica muito mais fácil reconhecer não somente o perfil de profissional que irá compor a equipe, mas também a quantidade e as habilidades que a função demanda.

Informações como a expectativa de demanda, de acordo com o número de ligações e o tempo que irá ser gasto em cada uma delas, são importantes para determinar o funcionário ideal.

Seguindo este caminho e este fluxo de informações é possível responder às dúvidas mais comuns sobre a implementação de um telemarketing e a forma de conseguir com que ele tenha o maior sucesso possível. Por isso, se quiser saber mais, confira mais artigos do nosso blog!

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