Televendas: como a gestão influencia nos resultados?

3 minutos para ler

O setor de televendas é extremamente importante para a estratégia de qualquer negócio, já que é onde a empresa mantém contato direto com os clientes e potenciais clientes. A gestão eficaz do departamento, com certeza, impacta nos resultados.

O canal de televendas pode te ajudar a manter-se competitivo no mercado e garantir a lucratividade do seu negócio. Atualmente, existem muitos investimentos em e-commerces e redes sociais, mas o modelo ainda oferece o contato mais próximo com o consumidor.

É claro que, para que a metodologia funcione, se faz necessária a adoção de boas práticas. É muito importante manter uma política interna de gestão do call center com um time bem organizado e alinhado para atender as expectativas dos clientes.

Como funciona a gestão de televendas?

A gestão de call center é responsável pela orientação de todos os profissionais que pertencem ao setor. É onde são listados os objetivos e metas, as responsabilidades, bem como as ferramentas utilizadas. Além disso, é a gestão quem tem o controle sobre dados e metodologias a serem utilizados ou demais mecanismos que possam ser aplicados para estabelecer e manter o fluxo de trabalho.

De forma objetiva, é a gestão quem orienta todas as operações realizadas pelo setor de telemarketing. Esse trabalho também deve visar o melhor aproveitamento possível dos recursos que estão disponíveis e eliminar riscos.

Para uma gestão efetiva, é importante sempre documentar os processos, como metodologias usadas por cada equipe, requisitos de qualidade para cada tarefa, indicadores para mensurar a performance dos profissionais e as ferramentas utilizadas na rotina de cada área.

Além disso, é importante dar atenção às estratégias aplicadas para identificar e tratar os problemas operacionais. Um processo bem desenhado para tratar esses pontos, ajuda a manter a fluidez do trabalho.

Como aumentar a produtividade do setor de televendas?

Iniciativas criativas e muito mais simples do que você imagina podem ajudam a aumentar a produtividade do setor, melhorando a satisfação do cliente e, claro, os resultados da empresa.

Não é necessário perder tempo criando grandes estratégias, foque no prático, nas pequenas estratégias que podem ser aplicadas no dia a dia e os resultados irão surgir.

Para fazer isso, selecionei 10 estratégias que podem ser adotadas hoje mesmo pelo seu negócio.

1. Invista muita atenção no processo seletivo de novos funcionários para conseguir pessoas realmente qualificadas;

2. Realize treinamento e atualização da equipe constantemente;

3. Tenha metas e objetivos claros e deixe todo o time a par deles;

4. Invista em novas tecnologias que ajudem a aprimorar o trabalho do setor;

5. Realize sempre que possível, ações para motivar e estimular a sua equipe de televendas;

6. Faça o monitoramento das ligações, isso ajudará a entender onde estão possíveis erros a serem corrigidos para vender mais;

7. Ouça a equipe, as suas reclamações e sugestões e compartilhe as suas ideias;

8. Faça reconhecimentos dos resultados positivos da sua equipe de televendas;

9. Faça uma boa gestão dos conflitos;

10. Não deixe de acompanhar a etapa do pós-venda, o feedback é importantíssimo para melhorar o atendimento e fidelizar o cliente.

Gostou do artigo? Para mais dicas de Televendas, atendimento, gestão de call center/televendas ou CURSOS Clique no link abaixo:
https://linktr.ee/reynaldo.garcia

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação