Televendas para provedores: descubra a melhor forma de sondar o cliente

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Considerada uma forma de identificar possíveis compradores e oportunidades de negócio, a sondagem é uma importante etapa no processo de qualquer tipo de venda, inclusive as por meio de ligações telefônicas.

Trata-se de uma ação essencial para conseguir estabelecer uma conexão de confiança, cujo objetivo é realizar um movimento de definição e atração de possíveis consumidores por meio do telemarketing e a conversão deles em leads (potenciais clientes que demonstram interesse), criando assim personas definidas e transformando-as em clientes fiéis.

Quando se trata de televendas, principalmente as de provedores, a sondagem acontece no momento da primeira ligação, na qual o vendedor precisa personalizar o discurso, agindo com bastante naturalidade ao apresentar o produto que está vendendo.

O foco está na prospecção de novos clientes, de modo a atender suas reais necessidades e demandas, seguido do processo de atração, conquista e fidelização ao oferecer e colocar em prática um atendimento com as soluções mais apropriadas.

Sondagem assertiva atrai clientela e gera vendas

Mas de que maneira isso pode ser feito para evitar que a pessoa encerre a ligação? Antes de tudo, é indicado que o call center faça algumas perguntas, de três a cinco em média, para identificar os aspectos relevantes do seu possível comprador.

Elas, normalmente, seguem um padrão na busca de informações necessárias para depois filtrar as mais importantes e, em seguida, dar continuidade no processo de venda. No entanto, o desenrolar da conversa varia conforme os interesses do comprador.

A partir das respostas obtidas é que o vendedor consegue observar, analisar e verificar os interesses, problemas e aspectos comportamentais, bem como avaliar se o produto o qual está vendendo se encaixa no perfil do seu público-alvo.

O próximo passo é construir uma estratégia com base em todas as informações coletadas. Posteriormente, o vendedor precisa argumentar de modo a despertar o interesse dos leads e decidir a maneira mais apropriada a seguir com o atendimento.

Durante todo o cuidadoso processo de sondagem, muitas variáveis estão envolvidas, tais como desinteresse e variações de humor dos que estão do outro lado da linha, por exemplo.

Sendo assim, considerando as peculiaridades, o estado emocional e pontos de vistas de cada possível cliente, é preciso adequar o tipo de abordagem conforme cada contexto.

E isso envolve diversas circunstâncias a serem levadas em consideração na relação que se estabelece no momento da sondagem, como ter empatia e compreender o que o cliente realmente precisa.

Outro fator de extrema relevância é saber ouvir seu potencial cliente e dar a devida importância às suas opiniões, sejam elas positivas ou negativas, em relação ao produto ou serviço.

No entanto, deve-se saber agir de maneira prática diante dessas situações, otimizando assim o tempo consumido, tanto do vendedor quanto do comprador. Afinal, quanto mais vendas, melhor.

Método eficaz para gestão de call center e televenda

Com uma rica experiência de duas décadas de contact center e atendimento de mais de 50 empresas, Reynaldo Garcia domina uma metodologia que garante sucesso entre os mais variados segmentos.

Por contatar diferentes tipos de pessoas, trabalhar com televendas é uma função desafiadora, inclusive na área de provedores, uma vez que a quantidade de pacotes disponíveis e as ofertas são muitas.

No entanto, com um planejamento de sondagem assertivo, com uso de tecnologia, técnicas de marketing e gestão de call center, as televendas de provedores podem despertar a atenção do público e turbinar as vendas do seu negócio em segmentos variados.

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