4 dicas de organização para aplicar no home office de call center

4 minutos para ler

A crise provocada pelo novo coronavírus pegou todos de surpresa e forçou uma mudança radical nas atividades de diversas empresas, obrigando-as a se adaptarem a nova realidade de portas fechadas, sendo uma dessas adaptações, a de transferir os funcionários para trabalho home office como é o caso de empresas call center.

A rotina de trabalho em casa sugerida pelo home office é um método eficiente para continuar as operações de call center durante a crise, mas requer certos cuidados especiais para garantir a máxima eficiência e organização dos funcionários.

Por esse motivo, apresentamos 4 dicas de organização para aplicar no home office de call center. Continue lendo e confira!

1. Escolher bem o espaço de trabalho

A primeira coisa a se fazer quando se inicia atividades em home office é escolher um lugar adequado para trabalhar. Apesar de não demandar necessariamente um lugar silencioso, afinal, call centers são, por natureza, agitados, o profissional da área precisará escolher um lugar que lhe permita concentração e ter acesso a todas as ferramentas de que precisa para desempenhar seu trabalho.

Uma dica é escolher um local com bom acesso a muitas tomadas, ventilado, bem iluminado e favorável para que suas atividades não se misturem com a movimentação dos outros moradores de seu lar.

2. Incentivar organização do ambiente de trabalho

Outro ponto fundamental para garantir eficiência no trabalho home office, tanto de call centers, quanto de qualquer outro setor profissional, é promover a boa organização.

Afinal, mesmo que o funcionário esteja trabalhando em um espaço de sua casa, esse espaço é seu local de trabalho, e um bom ambiente de trabalho é aquele que é organizado e eficiente. Independente de onde seja, uma boa organização sempre é benéfica.

3. Definir o registro de horários

Para os poucos acostumados, o trabalho home office é um estilo de vida totalmente diferente pela possibilidade de não ter mais a preocupação com filas de transporte público, trânsito ou horários. Mas não é bem por aí!

Trabalhar em home office não significa fazer os próprios horários. Funcionários de call center em home office ainda estão sujeitos aos mesmos horários dos escritórios, a menos que a empresa estipule o contrário e devem obedecer a esses horários. Isso significa criar um sistema de registro de horários de entrada e saída dos funcionários, assim como pausas para o almoço.

Pode ser tanto um software específico para registro, quanto algo mais simples, como um e-mail informando ao gestor nos horários corretos, por exemplo. O importante é ter um controle dos horários da força de trabalho em home office.

4. Promover comunicação sempre

Um call center geralmente possui uma grande quantidade de funcionários e a necessidade de trabalho em home office pode mudar completamente a dinâmica entre o gestor e uma equipe. Mas a distância não precisa, nem deve, diminuir o contato entre a gestão e os funcionários de um call center.

Aplicativos como WhatsApp ou a ferramenta hangout do g-mail, podem ser utilizados para criar um chat de conversa entre funcionários e gestão, debater sobre o quadro geral do trabalho, as demandas que aparecem ou reforçar a organização no trabalho.

Além disso, videoconferências podem ser promovidas toda semana para discutir o cenário atual e fortalecer a aproximação entre funcionários e garantir um trabalho eficiente e organizado.

Essas são as dicas de organização que você pode aplicar no home office de call center. Quer saber mais sobre gestão de call center e televendas para aplicar ou turbinar o seu negócio? Então continue acompanhando nosso blog.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação