3 tipos de atendimento ao telefone que existem e como escolher o ideal para a empresa

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Não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade, é preciso saber como atender ao seu cliente, seja qual for o canal de comunicação. Existem alguns tipos de atendimento ao telefone e é preciso saber como escolher o ideal para a sua empresa, a fim de suprir a demanda do seu consumidor com excelência.

Telefone é um veículo muito usado para recorrer a uma empresa, seja para resolver um problema ou tirar dúvidas sobre produtos e serviços.

Segundo estudo da ThinkJar, 66% dos consumidores que resolvem mudar de marca o fazem por uma experiência de mau atendimento. Isso mostra o quanto esse suporte pode definir o desempenho da sua empresa no mercado.

Veja quais os tipos de atendimento ao telefone e como cada um deles funciona, assim, fica mais fácil entender qual se encaixa nas necessidades da sua empresa.

Ligações comuns

Nesse sistema, é tudo muito simples, normalmente, serve para empresas de pequeno e médio porte. Um ou mais funcionários ficam encarregados de suprir a demanda de atender ligações e ajudar os clientes ou encaminhá-los aos setores responsáveis.

Nesse contexto, um sistema de PABX consegue dar conta do recado.

Atendente virtual

Atendentes virtuais ajudam a promover uma espécie de autoatendimento, no qual uma gravação orienta o cliente a teclar ou dizer os comandos conforme desejar.

É um sistema mais completo e moderno do que o conhecido PABX e ajuda a poupar tempo e recursos na hora de atender ao cliente.

Sistema de call-center

Por fim, temos os sistemas de call-center, que são centrais de atendimento destinadas a dar conta da demanda de ligações de uma empresa. Essa configuração de atendimento é estratégia, pois reúne profissionais para ficar na linha de frente e lidar não apenas com SAC, como também:

– Pesquisas de satisfação;

– Venda de produtos;

– Entre outros.

Esse suporte é responsável por manter a imagem da organização junto aos seus clientes, a qualidade no atendimento ajuda a reforçar os valores da empresa junto ao consumidor. Para isso, há uma série de especificidades em torno do trabalho dos atendentes, que devem cumprir cargas horárias específicas.

Tudo isso em função de manter a equipe apta a oferecer um atendimento de excelência. Os call-centers podem estar localizados dentro de uma empresa ou podem ser terceirizados, a depender da demanda.

É muito comum a terceirização desses serviços, a fim de prestar um atendimento profissional, sem que o gestor precise se preocupar com um departamento para isso.

Viu como o atendimento ao telefone é importante para a sua empresa? Ainda hoje, quando temos mais opções para canais de atendimento, falar ao telefone permanece uma prioridade para muitos clientes.

Nesse contexto, nada melhor do que oferecer um suporte de qualidade ao seu consumidor.

Agora que você entende quais os tipos de atendimentos, conseguirá escolher o que se adaptará melhor a sua empresa. Não importa se o intuito é resolver problemas, vender produtos, fazer pesquisas de mercado, o telefone é um canal que aproxima o cliente. Assim, se a experiência é ruim, pode não voltar mais.

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